Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWitt, Neila Seliane Pereirapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Andrios Bemfica dospt_BR
dc.date.accessioned2019-07-26T02:32:09Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197466pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho resulta do desenvolvimento e aplicação de um produto educacional vinculado ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, UFRGS. O ensino da física moderna e contemporânea vem ganhando espaço nas aulas do ensino médio, em parte, devido a necessidade dos estudantes acompanharem os avanços tecnológicos e científicos que estão presentes em nossas vidas e na sociedade. Muitos dos conhecimentos tecnológicos e científicos fundamentam-se em temas da física, entre eles, a teoria da relatividade restrita proposta por Einstein. É na esteira desta tendência no ensino de física que este estudo se insere. Propõe-se, portanto, como estratégia de ensino facilitadora e potencialmente significativa, uma sequência didática com atividade de criação de histórias em quadrinhos para abordagem da teoria da relatividade. Esta sequência didática e as atividades de construção de histórias em quadrinhos foram realizadas com estudantes do primeiro ano do ensino médio, de uma escola estadual do município de Tramandaí, RS. Em consonância com a teoria da aprendizagem significativa proposta por Ausubel, as histórias em quadrinhos ao serem construídas pelos estudantes durante uma sequência didática, favorecem o processo de reconciliação integradora, visto que possibilitam que a aprendizagem aconteça na relação de conceitos, a partir de suas compreensões e significados sobre a teoria da relatividade restrita. Neste sentido, o presente trabalho sugere uma estratégia que objetiva possibilitar uma interação entre os conceitos estudados, na medida em que proporciona meios para que o estudante possa mobilizar suas aprendizagens e compreensões sobre os fenômenos físicos estudados. Também apresenta uma forma alternativa para a abordagem deste tópico da física moderna e contemporânea, de modo que os estudantes possam compreender a construção do conhecimento físico como um processo histórico, e parte integrante da cultura atual, possibilitando o entendimento das formas pelas quais a física nos leva a interpretar fenômenos naturais que são objetos de estudo desta teoria.pt_BR
dc.description.abstractThis work results from the development and application of an educational product linked to the National Professional Master's Degree in Physics Teaching, UFRGS. The teaching of modern and contemporary physics has been gaining ground in high school classes in part because of the need for students to keep up with the technological and scientific advances that are present in our lives and in society. Many of the scientific and technological knowledges are based on physics topics, among them, the restricted theory of relativity proposed by Einstein. It is in the wake of this tendency in the teaching of physics that this study is inserted. It is proposed, therefore, as a facilitating and potentially significant teaching strategy, a didactic sequence with the activity of creating comics to approach the theory of relativity. This didactic sequence and comic book construction activities were carried out with students of the first year of high school, from a state school in the municipality of Tramandaí, RS. In line with the theory of meaningful learning proposed by Ausubel, the comic books to be constructed by the students during a sequence didactic, favor the process of integrative reconciliation, since they allow learning to happen in the relation of concepts, from their understandings and meanings about the theory of restricted relativity. In this sense, the present work suggests a strategy that aims to allow an interaction between the concepts studied, in that it provides means for the student to mobilize their learning and understandings about the physical phenomena studied. It also presents an alternative way to approach this topic of modern and contemporary physics, so that students can understand the construction of physical knowledge as a historical process, and an integral part of the current culture, making possible the understanding of the ways in which physics leads to the interpretation of natural phenomena that are objects of study of this theory.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFísica : Ensinopt_BR
dc.subjectTheory of Restricted Relativityen
dc.subjectTheory of meaningful learningen
dc.subjectTeoria da relatividade restritapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectComic booksen
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectTramandaí (RS)pt_BR
dc.titleA teoria da relatividade restrita em uma sequência de ensino potencialmente significativa com o uso de histórias em quadrinhospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSantos, Marcio Gabriel dospt_BR
dc.identifier.nrb001097029pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples