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dc.contributor.authorViana, Márcia Lazzaript_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Maria do Rocio Fontourapt_BR
dc.date.accessioned2019-07-17T02:36:02Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2316-9907pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/196993pt_BR
dc.description.abstractPara garantir a escolarização dos alunos com deficiência, não basta o direito de frequentar a escola, é preciso ensinar e dar sentido aos conteúdos desenvolvidos e que atendam as diferentes características, potencialidades e ritmos de aprendizagem, promovendo novas propostas curriculares. Através da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, promoveu a Implementação das Salas de Recursos Multifuncionais e a Instituição do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Básica. A sala de AEE vem ser um espaço da escola, na qual se disponibilizam materiais didáticos, pedagógicos e de Tecnologia Assistiva, onde trabalham profissionais com formação específica para o atendimento dos alunos com dificuldades educacionais especiais em razão de algum tipo de deficiência. Essas salas têm o objetivo de buscar a melhoria do ensino-aprendizagem do aluno no contexto escolar. Na Educação, a Tecnologia Assistiva auxilia no processo de aprendizagem e desenvolvimento de alunos com deficiência, promovendo mais autonomia dentro de suas habilidades na realização de suas tarefas. É importante salientar que o professor precisa ter conhecimento técnico e o domínio dos recursos de Tecnologia Assistiva para que possa integrar essas ferramentas às suas práticas pedagógicas. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi apresentar um estudo bibliográfico, propondo uma discussão do estado da arte de assuntos relacionados às Salas de Recursos Multifuncionais e da inclusão escolar dos alunos com deficiência. Após a realização do trabalho conclui-se que a Inclusão dos alunos com deficiência bem como a utilização das Salas de Recursos multifuncionais ainda é um grande desafio a ser trabalhado no sistema educacional. E preciso um novo olhar para a educação, pois através das políticas públicas é possível promover acessibilidade e inclusão para os alunos com deficiência buscando o desenvolvimento de suas habilidades no processo de ensino-aprendizagem.pt
dc.description.abstractIt’s not enough, to ensure the schooling of the students with disabilities, only the right of attending school, it is necessary to teach and give meaning to the contents developed and that meet the different characteristics, potential, and learning pace. Through the National Policy on Specialized Education in Inclusive Education, the classrooms called: Salas de Recursos Multifuncionais e a Instituição do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Básica were promoted. The AEE classroom is a space of the school, where didactic, pedagogical and Assistive Technology materials are available, where professionals with specific training to attend the students with special educational difficulties due to some type of disability are ready to support them. These classrooms aim to improve student learning in the school context. In the Education field, the Assistive Technology aid in the Process of Learning and Development of Students with Disabilities, further promoting the autonomy within their abilities in the accomplishment of their own tasks. It’s important to emphasize that the teacher needs to have technical knowledge and mastery of Assistive Technology resources, so this tools can be implemented within his/her pedagogical practices. In this context, this research aims to make a bibliographical research, through the literature on the subject, proposing a discussion about the state of the art of work. In this context, this work objective was to present a bibliographic study, proposing a discussion about the art state of issues related to the Multifunctional Resource Rooms and scholar inclusion of students with disabilities. With the ending of the presente work, can be concluded that, the students’ with desabilities inclusion, as well the Multifunctional Resource Rooms usage, still a great challenge to be worked on in the educational system. A new look at education is needed, since it’s possible, through public policies, promote accessibility and inclusion for students with desabilities, seeking to develop their skills during the teaching-learning process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBrazilian Journal of Education, Technology and Society = Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade. Luziânia, GO: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Vol. 12, n. 1 (jan./mar. 2019), p. 72-79pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool inclusionen
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectAEE classroomen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAssistive technologyen
dc.titleSala de atendimento educacional especializada (AEE) : o uso da tecnologia assistiva no processo de inclusão dos alunos nas atividades de ensino-aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeA specialized educational attendance (SEA) classroom : the use of assitive technology in the process of docents inclusion in teaching-learning activitiesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001097512pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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