Projeto meninas crespas - da África a Restinga : uma proposta de educação afrocentrada pela dança
dc.contributor.advisor | Dantas, Monica Fagundes | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Perla da Silva dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-08T02:35:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/194010 | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo como ponto de partida as leis 10.639 e 11.645, esta pesquisa aborda a utilização da dança afro como uma possibilidade de educação Afrocentrada, através de performances que dialogam com o tema. Este estudo tem viés artístico e também político, pois problematiza, através das ações do Projeto Meninas Crespas, a importância do ensino da Cultura negra, como também a marginalização da mesma. Tem então por objetivo descrever e analisar a metodologia desenvolvida no Projeto Meninas Crespas, no bairro Restinga. O projeto estrutura-se a partir de uma tríade norteadora: sagrado, ancestralidade e atualidade negra. Tem com fundamento dos processos pedagógicos da Educação Afrocentrica três importantes referências: Malefi Asante, Renato Nogueira e Stuart Hall. Como base para pensar a dança, seguiremos as contribuições de Mercedes Baptista e Clyde Morgane. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Dança afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.title | Projeto meninas crespas - da África a Restinga : uma proposta de educação afrocentrada pela dança | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001091326 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Dança: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Dança (148)