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dc.contributor.advisorDantas, Monica Fagundespt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Tayná Barbozapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-08T02:34:43Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193972pt_BR
dc.description.abstractPensando na difusão dos fazeres em dança como um caminho possível na busca de uma maior valorização dessa área de conhecimento como um campo de trabalho, o presente estudo tem como objetivo identificar, compreender e documentar os procedimentos de criação utilizados pelo Mimese Cia de Dança-Coisa (com ênfase no período de 2002 a 2008). Para isso, propõe-se a levantar dados históricos sobre a trajetória do Mimese, através das memórias gentilmente compartilhadas pelos entrevistados, além de sistematizar alguns princípios (da Coisa) empregados no trabalho do grupo, utilizando como material de análise: vídeos – registros coreográficos encontrados no acervo particular da diretora e registros – audiovisuais e escritos – das observações participantes realizadas no espaço de trabalho do Mimese. Pretende-se ainda, observar como ocorria (e ainda ocorre) o compartilhamento desses princípios com os bailarinos. Transitando entre memória e poética, apresentando figuras importantes para a dança no Rio Grande do Sul e no Brasil, a pesquisadora tem o intuito de instigar o(a) leitor(a) a olhar para a história do outro com lentes curiosas, além de convidá-lo(a) a refletir sobre suas próprias vivências, se perguntando o que dessas influenciam o seu modo de operar hoje.pt_BR
dc.description.abstractConsidering the dissemination of dance productions as a possible way to seek a greater appreciation of this area of knowledge as a work field, the present study aims at identifying, understanding and documenting the creation procedures used by the dance group called Mimese Cia de Dança-Coisa (particularly the 2002 to 2008 period). In order to do that, the goal is to raise historical data about the trajectory of the dance group Mimese, through memories kindly shared by the people interviewed, as well as systematizing some principles (of the Coisa – poetics) employed in the work of the group, using as material for analysis: videos – choreographic records found in the private collection of the director of the group as well as – audiovisual and written – records of the participant observations performed at Mimese’s workplace. Besides, this study also aims to observe the way how such principles were (and still are) shared among the dancers. In a transition between memory and poetics, introducing important icons of the dance field in the state of Rio Grande do Sul and in Brazil, the researcher intends to instigate the readers to look at someone else’s history through a curious perspective, as well as inviting the readers into a reflection upon their own experiences, wondering how such experiences influence their way of living nowadays.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDança contemporâneapt_BR
dc.subjectDance memoryen
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectCreation processesen
dc.subjectProcesso de criaçãopt_BR
dc.subjectContemporary danceen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.titleCorpo(s) que a coisa tem : um olhar para a memória e para os procedimentos de criação do Mimese Cia de Dança-Coisapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091339pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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