Hashtags e tênis de LED a 125 batidas por minuto : a construção da dança Cutting Shapes nas mídias sociais
dc.contributor.advisor | Dantas, Monica Fagundes | pt_BR |
dc.contributor.author | Valença, Luha Moreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-08T02:33:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/193901 | pt_BR |
dc.description.abstract | O Cutting Shapes é uma dança de música eletrônica criada em clubes de Londres em 2012 e que tornou-se conhecida pelos vídeos feitos por seus praticantes nas mídias sociais a partir de 2015. Portanto, analisa-se como a dança foi se construindo tecnicamente e culturalmente ao longo dos anos na internet. Busca-se também identificar quais as origens da dança, apresentar o gênero de dança na qual está inserida e apontar acontecimentos que viabilizaram sua disseminação nas mídias sociais. Baseando-se na metodologia de pesquisa voltada a comunidades online conhecida como Netnografia, este trabalho tem uma abordagem qualitativa de caráter exploratório e descritivo, visando a descrição das mudanças da dança por meio de vídeos disponíveis nas mídias sociais como Instagram, Facebook e YouTube. Para isso, é feita uma coleta de vídeos e informações relevantes à dança e sua comunidade, buscando os primeiros vídeos e comparando a técnica da dança deste período até o presente momento. Posteriormente, discute-se a relevância da pesquisa em comunidades online, passando por questões de preservação digital, funcionamento das mídias sociais e de como tais assuntos são aplicados à dança atualmente. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Cutting Shapes is an electronic music-based dance created in London clubs in 2012 which became known for its videos made by its practitioners on social media since 2015. Therefore this paper aims to how the dance was being constructed technically and culturally over the years on internet. It seeks out as well identify its origins, introduce the dance gender on which it is inserted and point events that make viable its dissemination on social media. Based on the research methodology known as Netnography, this work has an exploratory and descriptive qualitative approach, looking at describing the changes on the dance itself through videos available on social media such as Instagram, Facebook and YouTube. To do so, a data collect of videos is made and relevant informations regarding the dance itself and its community are sought searching for the first videos available online and comparing the dance technique from this period until today was also done. Furthermore, we discuss the relevance of online communities research, approching questions of digital preservation, how social media work and how such subjects are applied to dance nowadays. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Dance | en |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Música eletrônica | pt_BR |
dc.subject | Electronic Music | en |
dc.subject | Mídias sociais | pt_BR |
dc.subject | Social media | en |
dc.title | Hashtags e tênis de LED a 125 batidas por minuto : a construção da dança Cutting Shapes nas mídias sociais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001091718 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Dança: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Dança (148)