Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGava, Rogériopt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Teniza dapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-04T02:35:51Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn1415-6555pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193841pt_BR
dc.description.abstractA despeito do notório desenvolvimento da pesquisa no âmbito da orientação para o mercado nos últimos quinze anos, verifica-se a visão unilateral que os estudos têm imputado ao tema, baseada somente na percepção dos executivos da própria organização. Raros são os trabalhos que contemplam a perspectiva do cliente, além daquela das empresas, comparando-as. O objetivo deste artigo foi o de investigar as diferenças entre as auto-avaliações das empresas e as avaliações dos respectivos clientes, relativas ao grau de Orientação Para o Mercado, em pesquisa realizada em dois pólos turísticos do Rio Grande do Sul. Como forma de mensuração da lacuna de orientação para o mercado, empregou-se a escala desenvolvida por Deshpandé, Farley e Webster (1993). Os resultados evidenciaram a existência da Lacuna de Orientação para o Mercado na indústria estudada. Além disso, observou-se relação do grau de orientação com o desempenho apenas na dimensão empresa, não sendo detectada associação positiva e direta entre as percepções dos clientes e o desempenho das organizações investigadas. Os resultados relativos ao desempenho reforçam a necessidade de mais estudos na área, que possam trazer subsídios ao aprimoramento da questão.pt
dc.description.abstractDespite the notorious development of research in the market orientation field on the last fifteen years, there is a unilateral approach in these studies, based only in the perceptions of the organizations managers. Researches that deal with the perspective of the costumers – comparing with the company perception - are unusual. The aim of this article is to investigate the Market Orientation Gap in a research carried out with two tourism regions on the Rio Grande do Sul, Brazil. The scale developed by Deshpandé, Farley and Webster (1993) was employed here. The results show the existence of the market orientation gap in the industry analyzed. Moreover, the relation between market orientation and performance was observed, only at the company perspective, but no link was observed between customers’ perception and the performance of the firms. Future research is needed to shade more light in this field of study.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de administração contemporânea. Rio de Janeiro. Vol. 11, n. 2 (abr./jun. 2007), p. 49-69pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnálise de mercadopt_BR
dc.subjectMarket orientationen
dc.subjectMarket orientation gapen
dc.subjectOrientação : mercadopt_BR
dc.subjectMarketing : Cliente : Satisfacaopt_BR
dc.subjectCompany’s performanceen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectMarketing in the hotel industryen
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.titleA orientação para o mercado sob a ótica da empresa e dos clientes na indústria hoteleira gaúchapt_BR
dc.title.alternativeMarket orientation in the perspective of companies and costumers in the brazilian hospitality industry en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000598514pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples