Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorScherer, Ana Paula Rigattipt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Claudia dept_BR
dc.date.accessioned2019-05-03T02:34:41Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193752pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: As disfluências são caracterizadas como comuns ou típicas da gagueira.A gagueira desenvolvimental em crianças pré-escolares é provavelmente proveniente de processos de maturação fisiológicos e neuroanatômicos e parece estar intimamente vinculada às habilidades metalinguísticas. Objetivos: Verificar o cenário nacional e internacional de estudos em disfluência infantil (2 a 5 anos) com relação à prevenção. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados Pubmed, Scielo, BVS (Biblioteca Virtual em Saúde – Bireme) e Periódicos Capes, na qual foram utilizados os descritores “gagueira”, “criança”, “pré-escola” e “prevenção” em português e inglês. Resultados: Foram encontrados dezesseis artigos relacionados à prevenção em crianças pré-escolares (2 a 5 anos) que foram organizados em sete categorias: fator biológico, gestão em saúde, fator linguístico, intervenção, pais, escola e pesquisa. Conclusão: A pesquisa revelou poucos estudos sobre ações de prevenção em gagueira com crianças pré-escolares especificamente com os pais, escola e na clínica fonoaudiológica.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Disfluencies characterize as common or typical of stuttering. Persistent developmental stuttering in preschool children is a physiological and neuroanatomic maturation process and seems to be closely related to metalinguistic abilities. Objectives: To verify the national and international scenario of studies on infant disfluency (2 to 5 years) in relation to prevention. Method: This is an integrative review of the literature, carried out in the Pubmed, Scielo, BVS (Biblioteca Virtual de Saúde - Bireme) and Periódicos Capes databases, in which the descriptors were "stuttering", "child", "preschool” and “prevention” in Portuguese and English. Results: Sixteen articles related to prevention in preschool children (2 to 5 years) were found and organized into seven categories: biological factor, health management, linguistic factor, intervention, parents, school and research. Conclusion: The research showed few articles about stuttering prevention in preschool children specifically with parents, school and in the speech-language clinic.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStutteringen
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.subjectGagueirapt_BR
dc.subjectPreschoolen
dc.subjectChilden
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectCrianças em idade pré-escolarpt_BR
dc.subjectPreventionen
dc.titleDisfluência na infância : revisão integrativa da literatura sobre prevençãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001092822pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples