Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFrança, Marcio Pezzinipt_BR
dc.contributor.authorPeres, Rosi Meri de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-04-25T02:37:16Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193478pt_BR
dc.description.abstractÉ papel da escola o ensino formal da leitura e escrita, iniciando-o na alfabetização e possibilitando seu desenvolvimento adequado ao longo dos anos escolares. A leitura é concebida como antecessora da habilidade de escrever e o seu desenvolvimento está intrinsecamente relacionado com a capacidade em lidar com o código escrito, aprendizagem fundamental para que o indivíduo possa circular de forma adequada em um mundo letrado. No entanto, as escolas brasileiras parecem não estar conseguindo lidar bem com esta tarefa de ensino, visto que os estudantes brasileiros estão saindo do EF e EM com desempenho médio muito fraco em leitura e escrita. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é verificar os índices oficiais de desempenho no ensino público brasileiro e analisar aspectos relacionados ao sucesso e fracasso escolar no período de alfabetização, a partir de um levantamento bibliográfico. Foram pesquisados os resultados das avaliações da leitura no Brasil, tanto nacionais como internacionais, que confirmaram tal situação. A partir dos resultados obtidos na Provinha Brasil, PISA e ENEM, depreende-se que o Brasil não está conseguindo alfabetizar adequadamente suas crianças, especialmente as de escola pública e de baixa renda. Os resultados do ENEM 2015 vieram corroborar o que já foi evidenciado através da Provinha Brasil e do PISA, pois 91% das escolas públicas ficaram abaixo da média, que naquele ano foi 515,8. Considerações finais: pode-se dizer que o fracasso da alfabetização no Brasil é de origem multifatorial, que envolve falhas na formação dos professores e na estrutura da escola pública, agravada pela condição socioeconômica dos estudantes. Verifica-se a necessidade de correção destas falhas, através da valorização da Educação e do uso dos índices oficiais para efetivas mudanças no ensino. A Fonoaudiologia Escolar pode auxiliar neste processo, através de assessoramento e acompanhamento de educandos e educadores.pt
dc.description.abstractThe role of the school is the formal education of reading and writing, starting people on literacy and enabling their adequate development over the school years. The reading is intended as predecessor of the ability to write, and its development is intrinsically related with the ability to deal with the written code, a fundamental learning for the individual to circulate properly in a literate world. However, the Brazilian schools don't seem to be able to handle this task, since the Brazilian students are coming out of the middle and high school with very poor average performance in reading and writing. In this way, the goal of this work is to check the official indexes in the Brazilian public school performance and analyze aspects related to success and failure in school literacy period, from a bibliographical survey. The results of evaluations of reading in Brazil, both national and international, which confirmed this situation, were surveyed. From the results obtained in Provinha Brasil, PISA and ENEM, it can be seen that Brazil can't teach properly their children to read and write, especially those in publicschool and low-income. The results of ENEM 2015 corroborated what was already evidenced by Provinha Brasil and PISA, since 91 percent of public schools were below the national average. Final remarks: It can be said that the failure of literacy in Brazil is multifactorial in origin, involving failures in the training of teachers and in the structure of the public school, aggravated by the socioeconomic condition of the students. There is a need to correct these failures, through the valorization of Education and the use of the official indices for effective changes in teaching. The Speech-language Pathologist at school can assist in this process, through advising and monitoring of students and educators.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectPublic Schoolen
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectSchool Failureen
dc.subjectSpeech-Language Pathologistenen
dc.titleFragilidades no processo de alfabetização em escolas públicas e sua repercussão na vida escolar : revisão bibliográfica de índices oficiais, aspectos relacionados e contribuições fonoaudiológicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coWolff, Clarice Lehnenpt_BR
dc.identifier.nrb001092165pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples