Avaliação de desempenho como norteadora das práticas de educação nas equipes de atenção primária no Município de Porto Alegre – RS
dc.contributor.advisor | Rosa, Roger dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Fernanda Picetti dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-18T02:34:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/193147 | pt_BR |
dc.description.abstract | A avaliação de desempenho pode se apresentar como importante instrumento para os gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) no momento da formulação de estratégias que visem o desenvolvimento profissional dos trabalhadores. A presente dissertação tem como objetivo principal analisar as avaliações anuais de desempenho dos trabalhadores nas equipes de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre – RS no ano de 2016. A partir da análise efetuada, propõe-se a identificar as necessidades educacionais que emergem dos trabalhadores e que demandam novas práticas. Com base nas necessidades educacionais elencadas, buscou-se construir proposta educacional para as unidades de saúde do município de Porto Alegre. Para tanto, utilizou-se uma abordagem quantitativa e descritiva, buscando a interpretação dos dados sem interferência do pesquisado. O estudo foi realizado a partir do resultado proveniente das avaliações funcionais dos trabalhadores da Atenção Primária do município de Porto Alegre que a tenham realizado no ano de 2016, totalizando 1.288 avaliações de diferentes categorias profissionais. Os dados foram disponibilizados sem a identificação individual dos participantes. Na análise, , emergiram quatro necessidades educacionais principais que precisam de novas práticas: (i) identificação de parceiros e recursos na comunidade que possam potencializar ações intersetoriais; (ii) dificuldade dos trabalhadores em saúde de promover a mobilização e a participação da comunidade na efetivação do controle social, reforçando assim a importância da formação e/ou efetivação dos Conselhos de Saúde; (iii) baixa participação do trabalhador nas ações de educação na saúde para os trabalhadores da unidade de saúde e pouca contribuição nos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos na unidade de saúde e (iv) baixa frequência de realização de atividades de educação em saúde à população, conforme planejamento da equipe, tais como grupo, salas de espera e outros. Foi elaborada proposta educacional a fim de auxiliar no desenvolvimento de atividades com base nas necessidades apresentadas. | pt |
dc.description.abstract | The performance evaluation is an important tool for National Health System (SUS) local managers at the moment of formulation of strategies for professional development of workers. This essay’s main objective is to analyze the annual performance evaluation of workers of the Municipal Secretary of Health of Porto Alegre/RS Primary Health Care in 2016. From the analysis, the propose was to identify the educational needs that emerge from the workers and that demand new practices. Based on these educational needs, it was sought to construct an educational proposal for the health units of the city of Porto Alegre. Therefore, quantitative and descriptive approach was used, in search of data interpretation with no interference from the searcher. The study was conducted with the results coming from the performance evaluation of Primary Health Care workers of the city of Porto Alegre, performed in 2016, totalizing 1.288 evaluations of different professional categories. The data was provided without individual identification of the participants. In the analysis, four principal educational needs emerged, which demanded new practices: (i) identification of partners and resources in the community that may potentialize intersectoral actions; (ii) health workers difficulty in promoting the mobilization and participation of the community in the effectiveness of social control, reinforcing the importance of the formation and/or effectiveness of the Health Councils; (iii) low workers participation in health education actions for the health unit workers and little contribution in the learning/education processes developed in the health units; (iv) low frequency of execution of health education activities for the population, according to the team’s planning, as groups, waiting room and others. An educational proposal was elaborated in order to assist the development of the activities based on the presented needs. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Performance evaluation | en |
dc.subject | Avaliação de desempenho profissional | pt_BR |
dc.subject | Human resources | en |
dc.subject | Primary Health Care | en |
dc.subject | Gestão em saúde | pt_BR |
dc.subject | Recursos humanos | pt_BR |
dc.subject | Health education | en |
dc.subject | Atenção primária à saúde | pt_BR |
dc.subject | Porto Alegre (RS) | pt_BR |
dc.title | Avaliação de desempenho como norteadora das práticas de educação nas equipes de atenção primária no Município de Porto Alegre – RS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001091638 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Medicina | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
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