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dc.contributor.advisorPassiani, Eniopt_BR
dc.contributor.authorLemos, Daniela Becker dept_BR
dc.date.accessioned2019-04-17T02:36:40Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193047pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta um estudo voltado às Jam Sessions de Blues em Porto Alegre as quais serão tratadas como rituais de interação. Além disso, exercem influência na vida dos músicos que participam, pois através da interação social no palco podem estabelecer pontes de sociabilidade, ter oportunidades de trabalho e enriquecer a linguagem musical. O objetivo é identificar a maneira como se dão as interações entre os músicos no palco no momento da Jam. Para o embasamento teórico dos principais conceitos utilizados serão mobilizados os sociólogos Erving Goffman (2010; 2011), a partir de sua noção de rituais de interação; e, para desenvolver os movimentos de sociabilidade durante as Jams, Georg Simmel (1998; 2006), para que assim consigamos desenvolver a análise voltada às redes de contato que se formam neste universo. Além da sociologia, a música também faz parte desta pesquisa. Para desenvolver a análise destes rituais serão abordadas as obras de Ricardo Pinheiro (2011; 2013). Para a coleta de dados foram utilizados um questionário semiestruturado entrevistando músicos profissionais e reconhecidos na cena. Para complementar, foram feitas observações participantes e não participantes. Ainda, para discutir sobre o fenômeno deste universo musical de linguagem específica, esta pesquisa apresenta também uma breve análise sobre os códigos que devem ser captados entre os indivíduos músicos envolvidos enquanto as canções são executadas.pt_BR
dc.description.abstractThis study presents a study focused on the Jam Sessions of Blues in Porto Alegre, which will be treated as interaction rituals. In addition, they influence the lives of participating musicians, because through social interaction on stage they can establish bridges of sociability, have opportunities for work and enrich the musical language. The goal is to identify how the interactions between the musicians on the stage at the time of Jam are given. For the theoretical basis of the main concepts used will be mobilized the sociologists Erving Goffman (2010; 2011), from his notion of rituals of interaction; and to develop the movements of sociability during the Jams, Georg Simmel (1998, 2006), so that we can develop the analysis focused on the networks that form in this universe. In addition to sociology, music is also part of this research. To develop the analysis of these rituals will be approached the works of Ricardo Pinheiro (2011; 2013). For the data collection, a semi-structured questionnaire was used, interviewing professional and recognized musicians in the scene. In addition, participant and non-participant observations were made. Also, to discuss about the phenomenon of this musical universe of specific language, this research also presents a brief analysis on the codes that must be captured between the musicians involved individuals while the songs are executed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJam Sessionen
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectCodesen
dc.subjectSociabilidadept_BR
dc.subjectRelação socialpt_BR
dc.subjectSociabilityen
dc.subjectCultura musicalpt_BR
dc.subjectInteractionen
dc.subjectRitualen
dc.subjectBlues : Porto Alegrept_BR
dc.subjectBluesen
dc.titleAs jam sessions de blues em Porto Alegre : rituais de interação, sociabilidade e seus códigospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091492pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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