Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.contributor.authorNunes, Gustavo Schreiberpt_BR
dc.date.accessioned2019-04-05T04:14:13Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/190065pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma análise e reflexão sobre possíveis contribuições do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), na modalidade virtual, para a formação docente dos professores participantes do programa. Tal estudo mostra-se relevante devido à tendência de virtualização das relações no mundo, incluindo a educação. Buscou-se na literatura aporte teórico sobre formação de professores e Educação a Distância, as quais foram ideias necessárias à reflexão e análise das entrevistas feitas. A metodologia para o presente estudo caracterizou-se por ser qualitativa, pela qual procuramos explanar sobre a temática da formação inicial dos professores de Matemática e as relações dessa com a possível atuação na Educação a Distância. O estudo foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com três professores participantes do programa, a fim de descobrir quais são as suas percepções sobre o mesmo. A título de conclusão para o estudo, observamos através das entrevistas que, para os licenciandos consultados, o PIC virtual tem influência positiva e significativa em sua formação, uma vez que proporciona aos alunos universitários, participantes do projeto, a experiência de se colocar na posição de professores da modalidade de ensino a distância, capacitando-os para uma possível futura atuação neste cenário.pt_BR
dc.description.abstractThe present work presents an analysis and reflection about possible contributions of the Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), in the virtual modality, for the teacher training of the teachers participating in the program. Such a study is relevant because of the trend towards virtualization of relationships in the world, including education. Theoretical contribution on teacher education and distance education was sought in the literature, which were necessary ideas for the reflection and analysis of the interviews made. The methodology for the present study was characterized by being qualitative, on which we attempted to explain the theme of the initial formation of Mathematics teachers and their relationship with the possible action in Distance Education. The study was conducted through semi-structured interviews with three teachers participating in the program in order to find out what are their perceptions about it. As a conclusion to the study, it was observed that when performing the in-terviews, it can be inferred that for the licensed students, the PIC virtual has positive and significant influence in its formation, since it provides to university students, participants of the project, the experience of placing themselves in the position of teachers of the distance learning modality, enabling them to a possible future action in this scenario.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrograma de Iniciação Científica Jr. (PIC)pt
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDistance learningen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectVideoconferencesen
dc.subjectTeacher trainigen
dc.subjectPICen
dc.titlePIC-OBMEP virtual e formação de professores no contexto EADpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001088998pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples