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dc.contributor.advisorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.contributor.authorCapella, Matheus Xavierpt_BR
dc.date.accessioned2019-04-05T04:10:28Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/190025pt_BR
dc.description.abstractAnalisando-se todas as aplicações do ENEM, desde 1998 até a primeira aplicação de 2018, buscou-se caracterizar o histórico de questões de funções reais da prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM através de habilidades selecionadas da sua Matriz de Referência. Além disso, foram coletadas as impressões de quatro professores da Escola Básica a respeito do ENEM, do conteúdo de funções reais e da relação desses com suas práticas de sala de aula. Através do método de pesquisa qualitativa e usando os Cenários para Investigação de Skovsmose (2000), os dados obtidos foram confrontados revelando que as questões de funções reais da prova de Matemática do ENEM sofreram mudanças, fazendo com que o ENEM, após a reforma de 2009, assumisse um caráter mais algébrico do que anteriormente. Além disso, questões que exigiam tomada de decisão sobre a realidade também aumentaram sua participação a partir de 2009. Por fim, foi possível identificar que o ENEM influencia as práticas de sala de aula dos professores participantes da pesquisa, que procuram trabalhar de maneira a valorizar situações do cotidiano, bem como apresentam-se as questões do Exame.pt
dc.description.abstractAnalyzing all ENEM applications, from 1998 to the first application of 2018, the aim was to characterize the history of questions of real functions of the ENEM Mathematics test and its Technologies through skills selected from its Reference Matrix. In addition, the impressions of four teachers of the Basic School regarding the ENEM, the content of real functions and their relationship with their classroom practices were collected. Through the qualitative research method and using Landscape of Investigation of Skovsmose (2000), the obtained data were confronted revealing that the questions of real functions of the mathematical test of the ENEM underwent changes, making the ENEM, after the reform of 2009 , assumed a more algebraic character than before. In addition, questions that required decision-making on reality also increased their participation from 2009. Finally, it was possible to identify that the ENEM influences the classroom practices of the teachers participating in the research, who seek to work by valuing everyday situations, well the ENEM issues.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino medio : Matematicapt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectFuncoes reaispt_BR
dc.subjectReal functionsen
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.subjectCompetencyen
dc.subjectSkillsen
dc.subjectReference matrixen
dc.titleFunções reais de variável real no ENEM : análises, reflexões e ressonâncias no ensino da matemática de 1998 a 2018pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001089038pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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