Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPazinato, Maurícius Selveropt_BR
dc.contributor.authorMello, Andréia Cristina Estimapt_BR
dc.date.accessioned2019-04-02T04:10:57Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189938pt_BR
dc.description.abstractMuitos estudos mostram que os alunos de hoje em dia tem grande dificuldade em aprender conceitos químicos de maneira tradicional, apresentando um baixo nível de entendimento nessa disciplina. O foco da pesquisa é o ensino de Química através da temática “Perfumes”. O objetivo é verificar as contribuições da oficina temática de produção de perfumes para o ensino de química, na aprendizagem de conceitos químicos, por parte de estudantes do ensino médio regular de uma Escola Pública Estadual de Porto Alegre, RS. Foram feitas diversas atividades dentro da oficina, como a aplicação de questionários, diferentes dinâmicas (de imagens, de olfatos e de textos), exibição de um vídeo e realização de uma atividade experimental da produção de perfumes, em que os alunos levaram uma amostra de perfume para casa. Os dados foram coletados por diferentes tipos de instrumentos descritivos (questionários, exercícios e produção textuais) e foram avaliados por meio da análise de conteúdo. Constatou-se que as atividades desenvolvidas, com destaque para o experimento nas aulas de química, despertaram um maior interesse por parte dos alunos no estudo dos conceitos científicos. Além disso, percebeu-se que o estudo da Química relacionado com aspectos do cotidiano, torna as aulas mais agradáveis e produtivas e que a utilização desta metodologia de ensino com oficina temática pode ser uma aliada no ensino/aprendizagem de química,pt
dc.description.abstractMany studies show that today's students have great difficulty in learning traditional chemistry concepts, presenting a low level of understanding in this discipline. The focus of the research is the teaching of chemistry through the theme "Perfumes". The objective is to verify the contributions of the thematic workshop of production of perfumes for the teaching of chemistry, in the learning of chemical concepts, by regular high school students of a State Public School of Porto Alegre, RS. Several activities were carried out in the workshop, such as the application of questionnaires, different dynamics (of images, of smells and texts), the display of a video and the realization of an experimental activity in the production of perfumes, in which students took a sample of perfume for home. Data were collected by different types of descriptive instruments (questionnaires, exercises and textual production) and were evaluated through content analysis. It was observed that the activities developed, especially the experiment in chemistry classes, aroused a greater interest on the part of students in the study of scientific concepts. In addition, it was noticed that the study of chemistry related to aspects of daily life, makes classes more enjoyable and productive and that the use of teaching methodology with thematic workshop can be an ally in teaching/learning chemistry.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectTeaching Chemistryen
dc.subjectPerfumespt_BR
dc.subjectManufacture of perfumesen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectExperimentationen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectThematic Workshopen
dc.titleProdução de perfumes : uma temática para o ensino de conceitos químicospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090493pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples