Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBertotti, Valéria Raquelpt_BR
dc.contributor.authorCallegaro, Mirna Valériapt_BR
dc.date.accessioned2019-03-29T04:11:19Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189769pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa as fotografias (físicas e digitais) encontradas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jean Piaget, de Porto Alegre-RS, buscando entender como esse registro fotográfico pode contribuir para a identificação dos alunos com a instituição. O objetivo geral desta monografia é analisar de que forma as fotografias representam um instrumento de preservação da memória, meio para recuperação, fortalecimento e consolidação do vínculo da comunidade escolar com a EMEF Jean Piaget, bem como contribuir para a construção da memória desse espaço coletivo e, consequentemente, da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Enfocando a fotografia como elemento cultural para a construção da memória coletiva, discutiu-se sobre a identificação do estado atual do armazenamento das fotografias, contexto, características documentais e representatividade dos registros fotográficos como documento arquivístico na EMEF Jean Piaget. Quanto à metodologia, este trabalho enquadra-se na definição de pesquisa exploratória, sendo que seu cunho exploratório também reside no fato de tratar-se de um estudo de caso sobre as fotografias (físicas e digitais) da citada escola. No que tange aos procedimentos técnicos, utiliza-se a pesquisa bibliográfica, com levantamento bibliográfico de livros, artigos científicos e outras publicações impressas e/ou disponíveis na internet. Também se faz uso da pesquisa documental, analisando materiais (no caso, fotografias físicas e digitais) – que constituem os objetos da pesquisa.pt
dc.description.abstractThis work analyzes the photographs (physical and digital) found at EMEF Jean Piaget in Porto Alegre, RS, seeking to understand how this photographic record can contribute to the identification of students with the institution. The general objective of this monograph is to analyze how the photographs represent an instrument for the preservation of memory, a means of recovering, strengthening and consolidating the bond of the school community with EMEF Jean Piaget, as well as contributing to the construction of the memory of this collective space, consequently, of the Municipal Network of Education of Porto Alegre. Focusing on photography as a cultural element for the construction of collective memory, we discussed the identification of the current state of storage of photographs, context, documentary characteristics and the representativeness of photographic records as an archival document at EMEF Jean Piaget. As for the methodology, this work falls with the definition of exploratory research, and its exploratory nature also resides in the fact that it is a case study about the photographs (physical and digital) of the aforementioned school. Regarding to technical procedures, bibliographical research is used, with a bibliographical survey of books, scientific articles and other publications printed and/or available on the Internet. It also makes use of documentary research, analyzing materials (in this case, physical and digital photographs) - which constitute the objects of the research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool archiveen
dc.subjectAcervo fotográficopt_BR
dc.subjectMemória coletivapt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectPhoto collectionen
dc.subjectManagement of archival documentsen
dc.titleArquivo fotográfico na escola : lugar de memória e pertencimentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001088166pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationArquivologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples