Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRockembach, Moiséspt_BR
dc.contributor.authorSantos, Marilene Flores dospt_BR
dc.date.accessioned2019-03-29T04:10:56Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189738pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta como tema central as Auditorias da Informação e do Conhecimento e tem como objetivo principal analisar as possibilidades de o Arquivista ser um Arquivista-Auditor atuando como agente provedor de Informação e Conhecimento estratégico para a tomada de decisões pelas Organizações. A partir de uma extensa pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, exploratória e explicativa correlacionou-se, através de conceitos de diversos autores, os principais termos que embasam essa análise, quais sejam, Informação, Conhecimento, Gestão do Conhecimento e da Informação e, Gestão do Fluxo da Informação. Posteriormente relacionou-se as principais Normas ISO que tratam sobre Informação e Documentação e se discorreu sobre as teorias e metodologias das Auditorias da Informação e Auditorias do Conhecimento, bem como os objetivos e semelhanças de ambas Auditorias. Visualizou-se, após todo o exposto, uma “rede” de conexões e convergências que se direcionaram às Organizações, suas estratégias, tomada de decisões e à atuação do Arquivista. Como resultado dessa visão em “rede”, sistêmica e holística pôde-se identificar positivamente que o Arquivista, profissional da Ciência da Informação, pode atuar como Arquivista-Auditor e, portanto, ser provedor de Informação e Conhecimento estratégico para a tomada de decisões pelas Organizações.pt
dc.description.abstractEste trabajo presenta como tema central las Auditorías de la Información y del Conocimiento y tiene como objetivo principal analizar las posibilidades de que el Archivero sea un Archivero-Auditor actuando como agente proveedor de Información y Conocimiento estratégico para la toma de decisiones por las Organizaciones. A partir de una extensa investigación bibliográfica con abordaje cualitativo, exploratorio y explicativo se correlacionó, a través de conceptos de diversos autores, los principales términos que fundamentan ese análisis, cuales sean, Información, Conocimiento, Gestión del Conocimiento y de la Información y, Gestión del Ciclo de vida de la Información. Posteriormente se relacionó las principales Normas ISO que tratan sobre Información y Documentación y se discurrió sobre las teorías y metodologías de las Auditorías de la Información y Auditorías del Conocimiento, así como los objetivos y semejanzas de ambas Auditorías. Se ha visualizado, después de todo lo expuesto, una "red" de conexiones y convergencias que se dirigieron hacia las Organizaciones, sus estrategias, toma de decisiones y la actuación del Archivero. Como resultado de esa visión en "red", sistémica y holística se pudo identificar positivamente que el Archivero, profesional de la Ciencia de la Información, puede actuar como Archivero-Auditor y, por lo tanto, ser proveedor de Información y Conocimiento estratégico para la toma de decisiones por las organizaciones.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArquivistapt_BR
dc.subjectAuditorías de la Informaciónes
dc.subjectGestión de la Informaciónes
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.subjectGestión del Conocimientoes
dc.subjectGestión del Ciclo de Vida de la Informaciónes
dc.subjectArchiveroes
dc.subjectNormas ISOes
dc.subjectAuditorías del Conocimientoes
dc.titleArquivista-auditor : agente provedor de informação e conhecimento estratégico para a tomada de decisões pelas organizaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001088162pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationArquivologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples