Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoellwald, Francisco Eggerpt_BR
dc.contributor.authorBlum, Leandro Carlospt_BR
dc.date.accessioned2019-03-15T02:28:50Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189340pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho apresenta e reflete a respeito de certas formas de produção de um material em formato de HQ (História em Quadrinhos), buscando estabelecer conexões entre determinados aspectos da teoria da Cognição Corporificada (LAKOFF & NÚÑES, 2000) e uma perspectiva didática que propõe a utilização de revistas em quadrinhos no ensino da matemática escolar. Essa perspectiva se desenvolve por meio de três situações exemplares, e sua prática inclui a utilização de materiais disponíveis aos alunos, como barbantes, papelões e outros, não os considerando isoladamente, mas como uma forma de imersão dos estudantes no conteúdo matemático em estudo. Trata-se de uma prática didática que implica em estimulá-los do início ao fim do período de aulas como um processo de potencial aprendizagem.pt
dc.description.abstractThis Term paper presents and reflects on certain forms of production of a comic book format material, trying to establish connections between some aspects of the Corporal Cognition theory (LAKOFF & NÚÑES, 2000) and a didactic perspective that proposes the employment of comic magazines in the teaching of school mathematics. Such a perspective is developed through three exemplary situations, and its practice includes the utilization of material available to students, such as pieces of string, cardboard and others, not considering these in isolation, but as a form of immersion of the students in the mathematical subject matter. It refers to a didactic practice designed to stimulate them from the beginning to the of the class period as a process of potential learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectComic Booken
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectCorporal Cognitionen
dc.subjectMatemática escolarpt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectAprendizagem da matemáticapt_BR
dc.subjectSchool Mathematicsen
dc.titleQuadrinhos e matemática : algumas possíveis construções usando a imaginaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001088646pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples