Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Patrícia Redel Nunespt_BR
dc.date.accessioned2010-03-27T04:15:00Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18922pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta as atividades do Projeto de Extensão “Histórias na Creche” promovido pelo Núcleo da Hora do Conto da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O Projeto é realizado na Creche Comunitária Amigo Germano de Porto Alegre - RS. Apresenta o referencial teórico sobre o papel da contação de histórias como biblioterapia. Relata a verificação se a contação de histórias age como fator biblioterapêutico no campo cognitivo das crianças portadoras de necessidades sócio-econômico-afetivas especiais, mantidas pela Creche Comunitária Amigo Germano. O estudo objetiva resgatar a afetividade perdida no cotidiano das crianças mantidas pela Creche, visando o reequilíbrio emocional dos sujeitos do estudo através da contação de histórias. Fontes bibliográficas, eletrônicas, pessoais e análise de dados coletados junto à comunidade envolvida, por observação direta e entrevistas semi-estruturadas foram utilizados para a realização do estudo.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents the activities of Extension’s Project "Histórias na Creche" promoted by the Núcleo da Hora do Conto of Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação of Universidade Federal do Rio Grande do Sul at the Creche Comunitária Amigo Germano of Porto Alegre - RS. It presents the theoretical referencial on the paper of the count of stories as bibliotherapy. It tells the verification if the count of stories acts as factor bibliotherapic in the children's bearers of special partner-economical-affectionate needs cognitive field, maintained by the Creche Comunitária Amigo Germano. The study aims at to rescue the lost affectivity in the daily of the children maintained by the Creche, seeking the emotional balance of the subject of the study through the counts of stories. Bibliographical, electronics, personal fonts and analysis of data collected the involved community close to, for direct observation and semi-structured interviews were used for the accomplishment of the study.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBibliotherapyen
dc.subjectBiblioterapiapt_BR
dc.subjectCount of storiesen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectChilden
dc.subjectCreche amigo Germanoen
dc.subjectNúcleo da hora do contoen
dc.titleO papel da contação de histórias como biblioterapia : a experiência do projeto "Histórias na Creche" do Núcleo da Hora do Conto - FABICO/UFRGS na Creche da Instituição Amigo Germano, em Porto Alegre-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000457369pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2004pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples