Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPaula, Istefani Carísio dept_BR
dc.contributor.authorBotelho, Moisés Phillippt_BR
dc.date.accessioned2019-03-02T02:31:26Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189208pt_BR
dc.description.abstractO Plano Nacional de Eficiência Energética tem servido de estímulo aos gestores do segmento educacional na redução do consumo de energia elétrica, mas nem sempre os gestores estão preparados para a tomada de decisão sobre quais medidas de Eficiência Energética (EE) adotar. Estudos têm sido realizados no sentido de apontar as barreiras enfrentadas por gestores na adoção de tecnologias para EE, mas seriam as mesmas barreiras encontradas em empresas do segmento educacional?Esta dissertação de Mestrado Profissional tem por objetivo realizar análise de projetos de Eficiência Energética em instituição do segmento educacional e identificar quais são as barreiras que dificultam a proposição e implantação de projetos desta natureza. Assim, pretende-se com este trabalho contribuir para a compreensão dos aspectos que influenciam a tomada de decisão sobre implantação de projetos em eficiência energética em ambientes de educação, tendo como estudo de caso único a Unidade Operacional (UO) do SENAI CUIABÁ. Trata-se de uma pesquisa aplicada na qual foram empregados métodos qualitativos e quantitativos na identificação de barreiras e análise de viabilidade na implantação de estratégias de EE na UO SENAI CUIABÁ. Os resultados demonstraram haver não somente barreiras como governamentais e econômicas, mas também facilitadores tais como percepção de economia imediata e fatores climáticos, não citados anteriormente na revisão de literatura. A análise de viabilidade implementada indicou que a melhor alternativa estratégica seria adotar concomitantemente três projetos em EE, que seriam a adoção de lâmpadas led, ar condicionado inverter e sistemas fotovoltaicos ligados a rede de energia da concessionária Energisa, porque se implementados de forma conjunta gerariam maior Economia Liquidae Valor Presente Liquido (VPL) em relação se adotados um ou dois projetos comunicados.pt
dc.description.abstractThe National Energy Efficiency Plan has stimulated educational sector managers in reducing electricity consumption, but managers are not always prepared to make decisions about which Energy Efficiency (EE) measures to adopt. Studies have been carried out in order to point out the barriers faced by managers in the adoption of EE technologies, but would they be the same barriers found in companies in the educational segment? The objective of this research it to analyze Energy Efficiency projects in an institution of the educational segment and to identify the barriers that make it difficult to propose and implement projects of this nature. The contribution of this research is make clearer the aspects that influence the decision-making on the implementation of projects in energy efficiency in educational environments, having as a single case study the Operational Unit (OU) of SENAI CUIABÁ. It is an applied research in which qualitative and quantitative methods were used in the identification of barriers and feasibility analysis in the implementation of EE strategies in the UOA SENAI CUIABÁ. The results showed that there are not only governmental and economic barriers, but also facilitators such as perception of immediate economy and climatic factors, not mentioned previously in the literature review. The feasibility analysis implemented indicated that the best strategic alternative would be to simultaneously adopt three projects in EE, which would be the adoption of LED lamps, inverter air conditioning and photovoltaic systems connected to the Energisa utility grid, because if implemented together they would generate greater Net Present Value and Net Present Value (NAV) in relation to adopting one or two communicated projects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBarriersen
dc.subjectEficiência energéticapt_BR
dc.subjectConsumo de energiapt_BR
dc.subjectFeasibility analysisen
dc.subjectEnergy efficiency measuresen
dc.titleAnálise de projeto de eficiência energética em instituição do segmento de educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001087872pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples