Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWittizorecki, Elisandro Schultzpt_BR
dc.contributor.authorZilberstein, Jacquelinept_BR
dc.date.accessioned2018-12-27T04:05:20Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187430pt_BR
dc.description.abstractO curso de Educação Física costuma ser associado à ideia de prática/treinamento/ensino de esportes, tornando assim esta uma vertente significativa na formação desse profissional. Tendo o esporte essa dimensão no curso de Educação Física, o presente estudo busca responder ao seguinte problema de pesquisa: Como é abordada a metodologia de ensino dos esportes nas disciplinas esportivas do curso de bacharelado em Educação Física da ESEFID/UFRGS? A partir do problema de pesquisa, desenvolveu-se o seguinte objetivo geral: analisar como a metodologia de ensino dos esportes é abordada nas disciplinas esportivas do curso de bacharelado em Educação Física da ESEFID/UFRGS a partir de seu Projeto Pedagógico de Curso. O estudo é de natureza qualitativa, caracteriza-se como um estudo descritivo e teve como principal instrumento de coleta de informações a análise de documentos. A análise permite interpretar que o currículo do curso de Bacharelado em Educação Física da ESEFID/UFRGS desenvolve de forma progressiva e, de certa forma, autônoma os conhecimentos provenientes da metodologia de ensino dos esportes à medida que a temática é abordada com centralidade apenas na sexta etapa do curso e seus conhecimentos já são necessários a partir da terceira etapa, onde nas disciplinas de esporte é exercitada a elaboração e aplicação de planos de aula.pt_BR
dc.description.abstractThe Physical Education course is usually remembered as the course in which are trained professionals who, at some point in their careers, can come to work with the sport. It is usually associated with the idea of practice/training/teaching of sports, thus making this a significant strand in the training of this professional. This study aims to answer the following research problem: How is the methodology of teaching sports in the sports disciplines of the bachelor's degree in Physical Education at ESEFID/UFRGS? Based on the research problem, the following general objective was developed: to analyze how the methodology of sports education is approached in the sports disciplines of the bachelor's degree in Physical Education of ESEFID / UFRGS from its Pedagogical Course Project. The study is qualitative in nature, characterized as a descriptive study and had as its main instrument of information collection the analysis of documents. The analysis allows to interpret that the curriculum of the Bachelor in Physical Education of ESEFID / UFRGS course develops in a progressive and, to a certain extent, autonomous the knowledge coming from the methodology of teaching sports as the theme is approached with centrality only in the sixth stage of the course and its knowledge are already necessary from the third stage, where in the sports disciplines the preparation and application of lesson plans is exercised.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSports teaching methodologyen
dc.subjectMetodologia do ensinopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectSporten
dc.subjectBachelor in Physical Educationen
dc.titleO trato com a metodologia de ensino dos esportes no curso de bacharelado em educação física da ESEFID/UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001082622pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples