Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFonseca, Denise Grosso dapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Laura Francespt_BR
dc.date.accessioned2018-12-19T04:07:45Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187240pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve por objetivo identificar as percepções acerca de brincadeiras de yoga de crianças de turmas do jardim A e B, participantes do Projeto de Extensão Brincando de Yoga na Educação Infantil. Os objetivos específicos foram analisar as manifestações em formato de desenhos das crianças e entrevistas individuais sobre as atividades desenvolvidas no Projeto; analisar o conteúdo dos relatos escritos sobre cada encontro do Projeto; e comparar as percepções identificadas das crianças com as expectativas da pesquisadora. Os conceitos sobre educação infantil, brincadeiras e yoga na educação infantil levados em consideração para embasar a pesquisa foram apresentados no referencial teórico. O local de pesquisa foi a Escola de Educação Infantil Amigo Germano no município de Porto Alegre (RS). O estudo se caracterizou como um estudo de caso de natureza qualitativa. Portanto, a metodologia utilizada contou com a coleta de informações através de análise de desenhos, relatos descritivos dos encontros e entrevistas individuais semiestruturadas. Os resultados identificados mostraram que as percepções das crianças se direcionaram a brincadeiras específicas e sentimentos de felicidade e bem-estar. Houve indícios de aproximação e afastamento entre as percepções das crianças e as percepções e expectativas da pesquisadora, apresentados na análise e discussão de informações, apontando, dessa forma, caminhos para melhorar a prática pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aimed to identify the perceptions about yoga plays of children from classes of garden A and B, participants of the Extension Project Playing with Yoga. The specific objectives were to analyze the manifestations in the form of drawings made by the children and individual interviews about the activities developed in the Project; analyze the content of the written reports on each meeting of the Project; and to compare the identified perceptions of the children with the researcher's expectations. The concepts of early childhood education, movement, and yoga in childhood education taken into account to support the research were presented in the theoretical framework. The research site was Chilhood Education School Amigo Germano in the city of Porto Alegre (RS). The study was characterized as a qualitative case study. Therefore, the methodology used included the collection of information through analysis of drawings, descriptive reports of the meetings and individual semi-structured interviews. The identified results showed that the children's perceptions were directed to specific games and feelings of happiness and well-being. There was evidence of approximation and distancing between the children's perceptions and the researcher's perceptions and expectations, presented in the analysis and discussion of information, thus pointing out ways to improve pedagogical practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectChilhood Educationen
dc.subjectYogapt_BR
dc.subjectYoga playsen
dc.subjectBrincadeiras infantispt_BR
dc.subjectPerceptionsen
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.titlePercepções acerca de um projeto de brincadeiras de Hatha Yoga na educação infantil : um estudo de caso em uma escola de educação infantil de Porto Alegre/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001082565pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples