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dc.contributor.advisorAdó, Máximo Daniel Lamelapt_BR
dc.contributor.authorDenardi, Mariana Machadopt_BR
dc.date.accessioned2018-09-20T02:29:33Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182306pt_BR
dc.description.abstractDa experiência de estágio emergem nossas primeiras concepções sobre educar. Essa escrita compartilha relatos de experiências desse percurso, considerando que me defrontei com uma crise de legitimidade do ensino da Sociologia no Ensino Médio. Perspectivo, como hipótese, que essa crise de legitimidade é mais política do que epistemológica, e que as tentativas de neutralização do campo político nos empurram para um brete de disputa da razão contraproducente para a Educação. O que pude perceber com a experiência é que a Educação se dá em movimento, em um lugar muito longe da neutralidade científica e do controle ou autoridade absoluta da técnica. O que presenciei em termos de Educação tem algo muito sutil e sensível, e é a partir dessas sutilezas que travo a luta curricular em direção à legitimação de uma Sociologia outra, que rompa de vez com um cientificismo positivista. Promovo um encontro entre a poesia de Manoel de Barros e a Sociologia de Gabriel Tarde. Inspirada nesse encontro, fui construindo uma concepção de Educação Menor. Os microacontecimentos da docência se constituíram como uma tentativa de resgatar o fluxo de subjetividades em relação que compõem provisoriamente o real. São narrados em forma de folhetins - em infinitesimais entregas porque nunca terminam de ser escritos e são modificados a cada nova leitura -, onde, como na poesia de Manoel de Barros, só 10% é mentira, o resto é invenção.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBarros, Manoel de, 1916-2014 : Poesia : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectTarde, Gabriel de, 1843-1904 : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleDidática da invenção ou delírios do verbo ensinar : microacontecimentos da docência e luta curricularpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001076414pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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