Estratégias utilizadas por estudantes na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
dc.contributor.advisor | Basso, Marcus Vinicius de Azevedo | pt_BR |
dc.contributor.author | Amorim, Luiza Depieri | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-01-07T04:15:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/18225 | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho apresentará uma análise de algumas questões referentes à prova de matemática do Exame Nacional de Ensino Médio de 2009, avaliando quais as competências e as habilidades, apresentadas na sua Matriz de Referência, que correspondem às estratégias de solução realizadas pelos estudantes em relação à maneira como as questões são apresentadas. Uma vez averiguado quais os itens correspondentes a cada questão, almejo, com essa proposta, investigar se os estudantes conseguem identificar e se dominam os itens selecionados. Ou seja, minha pesquisa consiste em analisar se estão preparados, em termos de conhecimento matemático, para solucionar as questões propostas nesse exame. Para isso, pretendo identificar quais os temas e descritores serão necessários para solucionar as questões do ENEM e quais realmente são utilizados pelos alunos. O processo ocorrerá através de um projeto pré-ENEM desenvolvido com estudantes do Ensino Médio para trabalhar algumas questões presentes na primeira versão da prova do ENEM de 2009 de matemática e as questões-modelo disponíveis no site do Ministério da Educação. Optei por esse tema devido à reformulação de sua proposta que, além de ser utilizado como critério de seleção para concorrer a bolsas do Programa Universidade para todos, agora também poderá ser utilizada como prova unificada nos processos seletivos de algumas universidades públicas federais. Embora anseie que esse trabalho possa ser utilizado como mais um instrumento de investigação do conhecimento que a escola está disponibilizando ao aluno, acredito que essa proposta, sendo ela voltada para análise de respostas a situações problemas apresentadas na prova de matemática do ENEM desenvolvidas pelos estudantes, contribuirá ao menos para avaliar se eles possuem ferramentas necessárias para solucionar as questões. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino da matematica : Avaliacao da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio. | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio : Brasil : Avaliação | pt_BR |
dc.title | Estratégias utilizadas por estudantes na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000728095 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2009 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Matemática (405)