Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoellwald, Francisco Eggerpt_BR
dc.contributor.authorMeister, Julio Césarpt_BR
dc.date.accessioned2010-01-07T04:15:41Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18224pt_BR
dc.description.abstractEste estudo, através do método da Engenharia Didática, destaca algumas dificuldades na compreensão dos números inteiros por alunos da sexta série do ensino fundamental. Através da análise de autores atuais que estudam este tema e das dificuldades de alguns alunos feita por uma pesquisa, levantam-se as principais dificuldades e colocamos em destaque os constrangimentos. Partindo dos constrangimentos, este estudo analisa uma proposta diferenciada para sanar algumas das dificuldades na operação com números inteiros. Ao todo são propostas e testadas três práticas diferentes, de forma que estas práticas são previamente discutidas, bem como os resultados da aplicação da prática e as discussões entre os alunos. Com os resultados das práticas podemos destacar algumas melhorias na compreensão das operações com números inteiros por parte dos alunos. Conclui-se que uma atividade diferenciada e bem discutida pode trazer grande auxílio para a compreensão da operação com números inteiros, visto que uma das grandes dificuldades apresentadas pelos alunos é a generalização da regra de sinais, usada na multiplicação/divisão, nas operações de adição e subtração.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.subjectEnsino da matematica : 1.graupt_BR
dc.subjectNúmeros inteirospt_BR
dc.subjectOperações algébricaspt_BR
dc.titleEstudando dificuldades na compreensão de números inteirospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000728093pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples