O uso de software no ensino de funções polinomiais no Ensino Médio
dc.contributor.advisor | Basso, Marcus Vinicius de Azevedo | pt_BR |
dc.contributor.author | Ballejo, Clarissa Coragem | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-01-07T04:15:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/18209 | pt_BR |
dc.description.abstract | Devido a uma certa barreira existente nos alunos em relacionar as funções polinomiais e seus respectivos gráficos, muitos deles concluem o Ensino Médio sem compreender tais relações. Assim, este trabalho de pesquisa busca elaborar uma proposta para o ensino de funções polinomiais para o Ensino Médio com a utilização do software matemático gratuito GeoGebra. Para a construção deste trabalho e a realização da pesquisa, utilizamos os princípios da Engenharia Didática. O mapa da Engenharia Didática foi utilizado como roteiro racional, ou seja, um orientador do raciocínio para desenvolver o projeto que envolve a descrição e justificativa do tema; análise do ensino de polinômios nos níveis epistemológico, cognitivo e didático; escolhas e hipóteses com relação à experimentação da proposta; análises posteriores e validação do plano de ensino elaborado. Com relação às conclusões da experimentação da proposta, podemos afirmar que os resultados foram bastante positivos, mostrando que o software atuou de forma a contribuir na atribuição de conceitos relacionados com o estudo de funções polinomiais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Had to a certain existing barrier in the pupils in relating the polynomial functions and its respective graphs, many of them conclude High School without understanding such relations. Thus, this work of research searchs to elaborate a proposal for the education of polynomial functions for High School with the use of mathematical software gratuitous GeoGebra. For the construction of this work and the accomplishment of the research, we use the principles of Didactic Engineering. The map of Didactic Engineering was used as rational script, that is, an person who orientates of the reasoning to develop the project that involves the description and justification of the subject; analysis of the education of polynomials in the levels epistemological, cognitive and didactic; choices and hypotheses with regard to the experimentation of the proposal; posterior analyses and validation of the plan of elaborated education. With regard to the conclusions of the experimentation of the proposal, we can affirm that the results had been sufficiently positive, showing that software acted of form to contribute in the attribution of concepts related with the study of polynomial functions. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Education and learning of mathematics | en |
dc.subject | Engenharia didática | pt_BR |
dc.subject | Didactic engineering | en |
dc.subject | Funcoes polinomiais | pt_BR |
dc.subject | Polynomial functions in high school | en |
dc.subject | Matemática : Ensino médio | pt_BR |
dc.title | O uso de software no ensino de funções polinomiais no Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000727990 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2009 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Matemática (405)