Percepções dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola do campo de Torres – RS
dc.contributor.advisor | Garcia, Elisete Enir Bernardi | pt_BR |
dc.contributor.author | Monteiro, Vera Terezinha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-09-05T10:25:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/181657 | pt_BR |
dc.description.abstract | A EJA é a modalidade da educação de jovens e adultos (EJA) que os possibilita recuperarem o tempo de estudo que estiveram fora da escola, por isso pesquisamos sobre o que pensam os alunos de EJA que estudam nos anos finais do ensino fundamental sobre o currículo escolar, bem como o entendimento dos alunos sobre o que é escola do campo. Além disso, foi feito análise de documentos como o Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel João Machado para saber como está a compreensão da escola sobre as questões do campo. A análise da pesquisa apresenta que os estudantes consideram que o currículo da escola é muito bom. A EJA tem o papel reparador, equalizador e qualificador ou permanente, visto que foi criada em decorrência das pressões dos movimentos sociais para atender a demanda dos sujeitos do campo que não eram contemplados pelos governantes durante a história. Observa-se que a EJA, na escola pesquisada, cumpre especialmente os objetivos da função reparadora e equalizadora. | pt |
dc.description.abstract | The EJA is the modality of youth and adult education (EJA) that allows them to recover the time of study that was out of school, so we researched what the EJA students studying in the final years of elementary school think about the curriculum school, as well as the students' understanding of what is the rural school. In addition, documents such as the Pedagogical Political Project of the Manoel João Machado State School of Elementary Education were analyzed to find out how the school understands the field issues. The research analysis shows that students feel that the school curriculum is very good. The EJA has the restorative, equalizing and qualifying or permanent role, since it was created as a result of the pressures of social movements to meet the demand of the subjects of the field that were not contemplated by the rulers during the history. It is observed that the EJA, in the researched school, especially fulfills the objectives of the restorative and equalizing function. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | School of the field | en |
dc.subject | Subjects | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Youth and Adult Education (EJA) | en |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Torres (RS) | pt_BR |
dc.title | Percepções dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola do campo de Torres – RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001073993 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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