A interdisciplinaridade no ensino de Ciências da Natureza : o que pensam os professores do município de Cidreira
dc.contributor.advisor | Fenner, Roniere dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Castro, Geni Massoni | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-09-05T10:25:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/181650 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é o relato de uma pesquisa realizada nas Escolas Públicas do Município de Cidreira/RS – Litoral Norte. Tem por objetivo compreender o entendimento dos docentes de Ciências da Natureza sobre a interdisciplinaridade e suas estratégias metodológicas para a superação do ensino fragmentado. A pesquisa foi fundamentada pela abordagem qualitativa, caracterizada em um estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários semiestruturados como instrumento metodológico e aplicados a 6 docentes da área de Ciências da Natureza. Os dados coletados apontam que a maioria dos docentes de Ciências da Natureza das escolas públicas do município de Cidreira/RS compreendem o conceito de interdisciplinaridade. | pt |
dc.description.abstract | This work is the report of a research carried out in the public schools of the city of Cidreira / RS - Litoral Norte. Its objective is to understand the understanding of the teachers of Nature Sciences on interdisciplinarity and its methodological strategies for overcoming fragmented teaching. The research was based on the qualitative approach, characterized in a case study. For data collection the semi-structured interview was used as a methodological instrument and applied to six professors in the area of Natural Sciences. The collected data indicate that the majority of the teachers of Natural Sciences of the public schools of the city of Cidreira / RS understand the concept of interdisciplinarity and use it in the pedagogical practice through projects. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinarity | en |
dc.subject | Fragmentation of teaching | en |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Ciências da natureza | pt_BR |
dc.subject | Public schools | en |
dc.subject | Ciências : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Cidreira (RS) | pt_BR |
dc.title | A interdisciplinaridade no ensino de Ciências da Natureza : o que pensam os professores do município de Cidreira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001074199 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License