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dc.contributor.advisorBittencourt, Gilda Neves da Silvapt_BR
dc.contributor.authorOlmi, Albapt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:18:13Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/1799pt_BR
dc.description.abstractA escritora objeto desta tese, figura proeminente da literatura neozelandesa, voltou-se ao gênero autobiográfico após um longo percurso na área da ficção, para definir-se como uma primeira pessoa, depois de sua vida particular ter sido insistentemente confundida com sua obra por parte da crítica. Uma questão que logo vem à tona é que praticamente toda ficção resulta ser, até um certo grau, fundamentalmente autobiográfica e que a análise crítica da obra de um escritor possibilita o conhecimento de sua vida. Nosso argumento, opondo-se a esse pressuposto, parte da vida para melhor compreender a obra, evidenciando que Janet Frame manteve um grande distanciamento entre os eventos reais e sua ficcionalização, realizando uma tarefa que a coloca lado a lado dos nomes mais ilustres da literatura ocidental do século XX. Numa atitude comparatista, procuramos extrair os diversos processos de transmutação estética realizados pela escritora, buscando sanar algumas distorções que impediram uma análise mais confiável de sua obra, problematizando, entre outros aspectos, a questão do gênero autobiográfico, da mímese e do realismo ficcional. A manipulação artística da vida particular de Janet Frame foi resgatada por um conjunto de processos, entre os quais a antimímese, a poetização do quotidiano, a intertextualidade e a interdiscursividade, que revelam um alcance estético e uma auto-referencialidade deslocada muito além do mero biografismo. Outros aspectos analisados na obra como um todo indicam que novas abordagens da ficção de Janet Frame, a partir de enfoques pós-modernos, pós-coloniais, pós-estruturalistas e feministas podem superar as posturas reducionistas das quais ela foi alvo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura neozelandesa : Ficção : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectInterdiscursividadept_BR
dc.subjectIdentidade literáriapt_BR
dc.subjectRecepção literáriapt_BR
dc.subjectCrítica literária : Análise feministapt_BR
dc.subjectCrítica literária : Análise pós-modernapt_BR
dc.subjectCrítica literária : Análise pós-estruturalistapt_BR
dc.subjectCrítica literáriapt_BR
dc.subjectEstilo literáriopt_BR
dc.subjectAutobiografia estéticapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectLoucura na literaturapt_BR
dc.subjectTemática (esquizofrenia) da obra de J. Frame : Ensaiopt_BR
dc.subjectMemorialismopt_BR
dc.subjectFiccionalidadept_BR
dc.subjectIdeologia políticapt_BR
dc.subjectFrame, Janet, 1924- : Obra : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectFrame, Janet, 1924- : Romance : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectFrame, Janet, 1924- : Conto : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.titleJanet Frame : uma escritora de ficção e a ficção de uma escritora : os múltiplos processos da autobiografia estéticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000308613pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2001pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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