O ensino de medidas de tendência central utilizando problemas do cotidiano
dc.contributor.advisor | Sant'Ana, Marilaine de Fraga | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Lucas Goulart da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-06-26T02:30:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/179695 | pt_BR |
dc.description.abstract | O Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivos descobrir a opinião dos alunos sobre a utilização de resolução de problemas próximos ao cotidiano deles para lecionar medidas de tendência central e para resolver questões do ENEM, de média e mediana. Também descobrir se as práticas foram efetivas no ensino de média e mediana. O referencial teórico é baseado em Polya, Onuchic, Allevato e Skovsmose. Há, durante as práticas, a utilização da resolução de problemas, principalmente problemas de referência à semi-realidade e realidade. A metodologia utilizada na pesquisa é a Estudos de Casos, de acordo com reflexões do autor Ponte. As práticas ocorreram em uma escola estadual de ensino médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), duas turmas da terceira totalidade (terceiro ano do Ensino Médio). Os dados foram coletados com auxílio de 4 questionários, gravador de voz e caderno de campo (escrito por mim). As análises dos resultados foram baseadas nos dados coletados, nos trabalhos correlatos desse TCC e no TCC de Zaniol. | pt_BR |
dc.description.abstract | The undergraduate thesis aims to discover the students' opinion about the use of problem solving close to their daily life to teach measures of central tendency and to solve ENEM questions of mean and median. Also to discover if the practices were effective in teaching of mean and median. The theoretical reference is based on Polya, Onuchic, Allevato and Skovsmose. There are during the practices, the use of problem solving, mainly reference problems to semi-reality and reality. The methodology used in there search is the Case Studies, according to reflections of the author Ponte. The practices occurred in a state high school in the Youth and Adult Education modality, two classes of the third totality (third year of high school). The data were collected with the help of four questionnaires, voice recorder and field notebook (written by me). The analyses of the results were based on the data collected, on the related works of this undergraduate thesis and on the Zaniol undergraduate thesis. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Problems resolution | en |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Measures of central tendency | en |
dc.subject | Medidas de tendencia central | pt_BR |
dc.subject | References | en |
dc.title | O ensino de medidas de tendência central utilizando problemas do cotidiano | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001068007 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática e Estatística | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Matemática (405)