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dc.contributor.advisorFrança, Marcio Pezzinipt_BR
dc.contributor.authorCosta, Mariane Irigaraypt_BR
dc.date.accessioned2018-06-19T02:29:14Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/179505pt_BR
dc.description.abstractDe acordo com o conceito de que a consciência fonológica (CF) é uma habilidade metalinguística, que permite refletir sobre os sons, e que está relacionada ao desempenho do indivíduo durante a alfabetização, relacionou-se a influência que o estímulo à CF exerce sob o desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos, através da análise da ocorrência dos processos de hipossegmentação e hipersegmentação em escrita de frases ditadas. Os dados de escrita analisados mostram que a hipossegmentação, assim como aponta a literatura, é um processo frequente entre alfabetizandos, e apresentou a mesma ocorrência entre os grupos controle e experimental. Por outro lado, a hipersegmentação teve diferença significativa entre os grupos, demonstrando sofrer influência positiva da CF no grupo experimental.pt_BR
dc.description.abstractAccording to the concept that phonological awareness (PhA) is a metalinguistic ability, which allows you to reflect on the sounds, and that is related to the individual's performance during literacy, the influence that the stimulus to PhA exerts under the lexical development of literacy students is related, through the analysis of the hyposegmentation and hypersegmentation processes occurrence in dictated sentence writing. The written data analyzed show that the hyposegmentation, as the literature points out, is a frequent process among literacy students, and it has the same occurrence between the control and experimental groups. On the other hand, hypersegmentation had a significant difference between the groups, demonstrating to suffer a positive influenceof PhA in the experimental group.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectPhonological awarenessen
dc.subjectLexical developmenten
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.titleEstudo sobre a influência da estimulação da consciência fonológica no desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandospt_BR
dc.title.alternativeStudy on the influence of phonological awareness stimulation on the lexical development of literacy students en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coWolff, Clarice Lehnenpt_BR
dc.identifier.nrb001068532pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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