Estudo sobre a influência da estimulação da consciência fonológica no desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos
dc.contributor.advisor | França, Marcio Pezzini | pt_BR |
dc.contributor.author | Costa, Mariane Irigaray | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-06-19T02:29:14Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/179505 | pt_BR |
dc.description.abstract | De acordo com o conceito de que a consciência fonológica (CF) é uma habilidade metalinguística, que permite refletir sobre os sons, e que está relacionada ao desempenho do indivíduo durante a alfabetização, relacionou-se a influência que o estímulo à CF exerce sob o desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos, através da análise da ocorrência dos processos de hipossegmentação e hipersegmentação em escrita de frases ditadas. Os dados de escrita analisados mostram que a hipossegmentação, assim como aponta a literatura, é um processo frequente entre alfabetizandos, e apresentou a mesma ocorrência entre os grupos controle e experimental. Por outro lado, a hipersegmentação teve diferença significativa entre os grupos, demonstrando sofrer influência positiva da CF no grupo experimental. | pt_BR |
dc.description.abstract | According to the concept that phonological awareness (PhA) is a metalinguistic ability, which allows you to reflect on the sounds, and that is related to the individual's performance during literacy, the influence that the stimulus to PhA exerts under the lexical development of literacy students is related, through the analysis of the hyposegmentation and hypersegmentation processes occurrence in dictated sentence writing. The written data analyzed show that the hyposegmentation, as the literature points out, is a frequent process among literacy students, and it has the same occurrence between the control and experimental groups. On the other hand, hypersegmentation had a significant difference between the groups, demonstrating to suffer a positive influenceof PhA in the experimental group. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Consciência fonológica | pt_BR |
dc.subject | Phonological awareness | en |
dc.subject | Lexical development | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Literacy | en |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre a influência da estimulação da consciência fonológica no desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos | pt_BR |
dc.title.alternative | Study on the influence of phonological awareness stimulation on the lexical development of literacy students | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Wolff, Clarice Lehnen | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001068532 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Odontologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Fonoaudiologia (151)