Ensino de funções quadráticas com o GEOGEBRA Graphing Calculator na escola básica : um olhar para a cooperação entre os estudantes
dc.contributor.advisor | Silva, Rodrigo Sychocki da | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinto, Shéridan dos Reis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-06-16T03:13:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/179453 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca analisar como a cooperação influencia na aprendizagem das funções quadráticas por meio do estudo de seus coeficientes utilizando a tecnologia móvel. A pesquisa teve aporte teórico nas construções de Jean Piaget sobre cooperação. Apresenta-se a experiência de ensino e aprendizagem realizada no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. O experimento, de viés metodológico qualitativo, consistiu na construção, aplicação e reflexão teórica de uma sequência de atividades sobre funções quadráticas na qual foi utilizado o aplicativo GeoGebra Graphing Calculator. A partir da análise dos dados coletados na pesquisa, verificou-se a importância do trabalho coletivo no âmbito da sala de aula e como a cooperação influencia no processo de aprendizagem. Constatou-se também que a tecnologia móvel foi o meio para que o diálogo entre os pares ocorresse. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work seeks to analyze how cooperation influence the learning of quadratic functions through the study of their coefficients using mobile technology. The research had a theoretical contribution in Jean Piaget's constructions on cooperation. We present the teaching and learning experience at the College of Application of the Federal University of Rio Grande do Sul with the students of the first year of high school. The qualitative methodological bias consisted in the construction, application and theoretical reflection of a sequence of activities on quadratic functions where the GeoGebra Graphing Calculator application was used. From the analysis of the data collected in the research, we verified the importance of collective work within the classroom and how the cooperation influences the learning process. It was also found that mobile technology was the means for peer-to-peer dialogue to take place. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.subject | Digital technology | en |
dc.subject | Funções quadráticas | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Quadratic functions | en |
dc.subject | Cooperation | en |
dc.subject | GeoGebra : Software | pt_BR |
dc.title | Ensino de funções quadráticas com o GEOGEBRA Graphing Calculator na escola básica : um olhar para a cooperação entre os estudantes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001068640 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática e Estatística | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Matemática (405)