Vídeos e matemática na escola : uma decisão imprevisível
dc.contributor.advisor | Moellwald, Francisco Egger | pt_BR |
dc.contributor.author | Collares, Bruno Marques | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-05-18T02:26:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/178484 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação discute a inserção do vídeo nas aulas de matemática. O planejamento e a realização de um conjunto de cinco oficinas sobre vídeos e matemática, com participação de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de um colégio de Porto Alegre, RS, e a análise desse planejamento e do que ocorreu nessas oficinas constituíram o material empírico da pesquisa. Durante o planejamento, o professor definiu que os alunos iriam assistir vídeos de matemática pré-selecionados, que posteriormente seriam testados em algum formato de questionário. No entanto, antes que as oficinas ocorressem, o professor mudou seu planejamento e, a partir dessa modificação, os alunos passaram a ser os responsáveis por escolher os vídeos e agrupá-los em um conjunto, por assunto, com temas pré-estabelecidos pelo docente. Presumindo que esta mudança tenha sido um dos fatores para que o experimento ultrapassasse os limites cronológicos das oficinas, o professor sentiu-se instigado a buscar por ressonâncias da noção deleuziana de ideia no âmbito da Educação Matemática. Esta busca gerou uma questão potencial a respeito dessa modificação de rumo: seria a mudança feita no planejamento uma ideia em Educação Matemática? | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis discusses the insertion of video in elementary school math classes. The empiric material of the study comprises the plans and execution of a set of five workshops concerning video and mathematics, with the participation of eighth grade students of an Elementary School located in Porto Alegre, RS, as well as the analysis of the plans and what took place in these workshops. The teacher‘s initial plan was for students to watch pre-selected videos, which would later be tested in some form of questionnaire. However, before the workshops began, the teacher changed his plan, giving the students the responsibility of choosing the videos and grouping them in a set determined by topic, with an overarching theme pre-established by the teacher. Presuming that such a change was one of the factors for the experiment to surpass the chronological limits of the workshops, the teacher felt urged to search for resonances of Deleuze‘s notion of idea in Math Education. This search generated a potential question regarding that change of plans: could the change made in planning be considered as an idea in Math Education? | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Elementary school | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Video in math education | en |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Deleuze‘s notion of idea | en |
dc.title | Vídeos e matemática na escola : uma decisão imprevisível | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001066107 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática e Estatística | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Multidisciplinar (2573)Ensino de Matemática (205)