Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Eráclitopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Natalia Souza dapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-10T02:30:42Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/177713pt_BR
dc.description.abstractMuito se fala que o Rio Grande do Sul não tem tradição de Carnaval, no entanto ao adentrar a história que rodeia o Instituto Sociocultural Afro-Sul Odomode emerge uma tradição de carnaval que perdura por 43 anos. Desde o fim das atividades da Escola Garotos da Orgia o Grupo Afro- Sul de música e dança manteve sua herança carnavalesca através do Bloco Afro Odomode. Criado em 1999, o Bloco saiu às ruas de Porto Alegre por 16 anos, no entanto, a sua saída no ano de 2016 foi embargada pela administração municipal, ano em que o carnaval sofreu diversas restrições impostas pelo poder público. Diante disso, esta pesquisa buscou investigar a trajetória do Bloco Afro Odomode e destacar a importância da ocupação das ruas na data de 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, compreendendo o Bloco como uma manifestação cultural integrante do patrimônio cultural negro da cidade. Este trabalho insere-se no campo da Sociomuseologia ampliando a noção de espaço museal e patrimônio cultural. Nesse sentido foram utilizadas como metodologia da pesquisa observação participante e entrevista semiestruturada, visando a valorização das narrativas orais trazidas pelos de saberes, Iara Deodoro e Paulo Romeu.pt_BR
dc.description.abstractMuch is said that Rio Grande do Sul has no tradition of Carnival, however, as you enter the history that surrounds the Afro-Sul Odomode Sociocultural Institute, there is a carnival tradition that lasted 43 years. Since the end of the activities of the Garotos da Orgia Samba School the Afro-Sul Group of music and dance has maintained this carnival heritage through the Block Afro Odomode. Created in 1999, the Block was taken to the streets of Porto Alegre for 16 years, however, in the year of 2016 was embargoed by the city administration, same year that the carnival suffered several restrictions imposed by the public power. Therefore, this research sought to investigate the trajectory of the Block Afro Odomode and to highlight the importance of the occupation of the streets on November 20th, Black Consciousness Day, comprising the Block as a cultural manifestation integral to the black cultural heritage of the city. This work is part of the field of Sociomuseology, expanding the notion of museum space and cultural heritage. In this sense, the participant observation and semi-structured interviews were used as research methodology, aiming at valuing the oral narratives brought by knowledge, from Iara Deodoro and Paulo Romeu.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCarnaval : Porto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectAfro-Sul Odomodeen
dc.subjectTwenty of Novemberen
dc.subjectConsciência negrapt_BR
dc.subjectBlack Consciousnessen
dc.subjectCarnivalen
dc.subjectCultural heritageen
dc.titleBloco Afro Odomode no Vinte de Novembro : celebração e resistência negra nas ruas de Porto Alegre, RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062158pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationMuseologia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples