Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBossle, Fabianopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Laura dapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-17T02:27:49Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/174781pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo compreender como estudantes de Ensino Médio entendem as aulas de Educação Física separadas por sexo em uma Escola estadual de Porto Alegre. Quanto aos instrumentos de coleta das informações utilizados no trabalho, foi empregada a metodologia de pesquisa qualitativa. Foram realizadas entrevistas semi-estruturada com dez (10) alunos e alunas de ensino médio de uma escola estadual de Porto Alegre. As entrevistas foram gravadas e transcritas. A análise das informações coletadas permitiu identificar que os alunos e as alunas mesmo que acreditem na igualdade de gênero, parecem ainda ter dificuldades em se sentirem na condição de equidade, justificando a separação de meninos e meninas nas aulas de educação física, principalmente, com argumentos biológicos, como a diferença de força e níveis de habilidades motoras diferentes entre os sexos. Concluindo assim, que as aulas de educação física separadas por sexo no ensino médio, tem, na perspectiva dos alunos e alunas, pontos a favor, como o melhor aproveitamento das aulas tanto para as meninas quanto para os meninos, como pontos contra, como a falta de integração da turma e o sentimento de incapacidade e inferioridade das meninas em relação à suas habilidades nas atividades.pt_BR
dc.description.abstractThe present research aims to understand how high school students understand the classes of Physical Education separated by sex in a State School of Porto Alegre. As for the instruments used to collect the information used in the study, a qualitative research methodology was used. Semi-structured interviews were conducted with ten (10) students and high school students from a state school in Porto Alegre. The interviews were recorded and transcribed. The analysis of the information collected allowed us to identify that students, even if they believe in gender equality, still seem to have difficulties in feeling in the condition of equity, justifying the separation of boys and girls in physical education classes, mainly with arguments such as the difference in strength and different levels of motor skills between the sexes. In conclusion, physical education classes separated by sex in high school have, in the students' perspective, favorable points such as the best use of the classes for both girls and boys as points against, such as lack of integration of the class and the feeling of inability and inferiority of the girls in relation to their abilities in the activities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysical Educationen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectDivision by Sexen
dc.titleAulas de Educação Física separadas por sexo? com a palavra os e as estudantespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001063280pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples