Reflexos da teoria do capital humano nas propostas formativas do CAEA e nas semanas acadêmicas da escola de administração da UFRGS
dc.contributor.advisor | Abdala, Paulo Ricardo Zilio | pt_BR |
dc.contributor.author | Hilgert, Lucas Vargas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-04-17T02:27:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/174729 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho resulta da realização de uma pesquisa qualitativa, em torno de propostas formativas promovidas por estudantes da Escola de Administração da UFRGS – divididas em a) temáticas e trabalhos das Semanas Acadêmicas, de 2014 a 2017; b) projetos do Centro Acadêmico da Escola de Administração da UFRGS (CAEA). A pesquisa tem como objetivo analisar como a teoria do capital humano se reflete nas propostas formativas em foco. Para tanto, o trabalho está organizado em três partes: discussão dos princípios teóricos norteadores; aspectos metodológicos orientadores da análise e análise dos dados, distribuída em dois eixos analíticos. Nos princípios teóricos, focaliza-se os conceitos de sociedade do desempenho, empreendedorismo de si, formação do administrador e teoria do capital humano. A metodologia consiste em análise qualitativa de dados documentais, assim constituídos: a) diários de observação das palestras realizadas na XIX Semana Acadêmica; b) temáticas das Semanas, de 2014 a 2017; c) cronogramas, postagens virtuais e materiais de divulgação das mesmas; d) cronogramas, postagens virtuais e materiais de divulgação dos projetos “LAB” e “Mercado em Debate”, produzidos pelo CAEA, no mesmo período. A análise dos dados foi dividida em dois Eixos analíticos. No Eixo A, analisa-se a relação das propostas formativas com os temas de formação do administrador e formação para o trabalho. No Eixo B, analisa-se temas recorrentes nas propostas, tais como empreendedorismo e inovação. Ao final da pesquisa, foi possível considerar que a teoria do capital humano perpassa, de muitos modos, as propostas formativas aqui focalizadas, visto que põem em jogo temas como formação intermitente, desatualização do indivíduo, controle de comportamentos, empreendedorismo como modo de vida, capitalização do indivíduo e formação para o aumento do desempenho. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Capital humano | pt_BR |
dc.subject | Inovação | pt_BR |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.title | Reflexos da teoria do capital humano nas propostas formativas do CAEA e nas semanas acadêmicas da escola de administração da UFRGS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001064131 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017/2 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Administração | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Administração (3134)