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dc.contributor.authorMartins, Ana Taispt_BR
dc.date.accessioned2018-03-08T02:25:20Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1808-2599pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/173217pt_BR
dc.description.abstractEste artigo desenvolve uma reflexão sobre a natureza do estereótipo nas imagens iconográficas midiáticas com o objetivo de mostrar de que modo elas se relacionam com os níveis mais profundos do imaginário: os arquétipos e os mitos. Utiliza-se a classificação dos regimes do olhar feita por Régis Debray e os pressupostos dos estudos do imaginário de Gilbert Durand, demonstrando-se que o estereótipo é o ponto culminante de um processo de empobrecimento simbólico. Tal empobrecimento ocorre através da desmitologização de mitos que, originalmente, têm papel contestatório e libertador nas sociedades. Por fim, utiliza-se o método da mitocrítica durandiana para se analisarem quatro imagens midiáticas que permanecem ativas na memória coletiva. Conclui-se que na sua base elas remetem a mitos importantes para a equilibração psicossocial, mas que foram degradados por sua institucionalização na mídia, resultando na estereotipia de imagens que derivam de arquétipos da feminilidade, da queda, do trickster e do herói.pt_BR
dc.description.abstractThis article develops a discussion about the nature of stereotypes in media iconographic imagery, in order to show the way they interact with the deepest layers of the imaginary, especially with archetypes and myths. The classification is made through the Regime of the Visual, proposed by Régis Debray and the theories of the imaginary by Gilbert Durand, showing that stereotype is the uppermost point in the process of symbolic impoverishment. Such impoverishment happens through the demystification of myths that have originally an oppositionist and liberating role in societies. Finally, the Durandian mythic criticism method is used to analyze four media images that remain vivid in the collective memory. The conclusion was that in their core they refer to important myths for the psychosocial balance, which were degraded by the media establishment, which resulted in the stereotypification of images that derive from the archetypes of the femininity, the fall, the trickster and the hero.en
dc.description.abstractEste artículo desarrolla una reflexión sobre la naturaleza del estereotipo en las imágenes iconográficas mediáticas con el objetivo de mostrar de qué modo ellas se relacionan con los niveles más profundos del imaginario, a saber los arquetipos y los mitos. Se utilizan la clasificación de los regímenes de la mirada hecha por Régis Debray y los presupuestos de los estudios del imaginario de Gilbert Durand, para demostrar que el estereotipo es el punto culminante de un proceso de empobrecimiento simbólico. Ese empobrecimiento sucede a través de la destrucción de mitos que, originalmente, tienen un rol de contestación y de liberación en las sociedades. Finalmente, se utiliza el método de la mitocrítica durandiana para analizar cuatro imágenes mediáticas que permanecen activas en la memoria colectiva. Se concluye que en sus bases ellas remiten a mitos importantes para el equilibrio psicosocial, pero que fueron degradados por su institucionalización en los medios de comunicación, resultando en la estereotipia de imágenes que derivan de arquetipos de la femineidad, de la caída, del trickster y del héroe.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofE-Compós. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. [Porto Alegre]. Vol. 12, n. 1, (jan/abr. 2009), p. 1-17pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMitopt_BR
dc.subjectImageen
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectMythen
dc.subjectStereotypeen
dc.subjectEstereótipospt_BR
dc.subjectMediaen
dc.subjectMeios de comunicação de massapt_BR
dc.subjectImagenes
dc.subjectMitoes
dc.subjectEstereotipoes
dc.subjectMedios de comunicaciónes
dc.titleA saia de Marilyn : do arquétipo ao estereótipo nas imagens midiáticaspt_BR
dc.title.alternativeMarilyn’s skirt: from the archetype to the stereotype of media imageryen
dc.title.alternativeLa falda de Marilyn: del arquetipo al estereotipo en las imágenes mediáticases
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000702821pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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