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dc.contributor.advisorVelho, Cassiane Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Cesar Felipe Guedes dept_BR
dc.date.accessioned2018-02-21T02:31:43Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172744pt_BR
dc.description.abstractO mercado da beleza no Brasil vem crescendo a cada ano. De acordo com estudos da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) (2015), o ramo tem uma importante contribuição no Produto Interno Bruto (PIB) do país, sendo, em 2014, de 1,8% do PIB nacional (ABIHPEC, 2015). Porém, a pesquisa “Sobrevivência das Empresas no Brasil”, SEBRAE (2013), aponta que a taxa de mortalidade das empresas com até dois anos de vida ainda é 24,4%. Para empresas do setor de serviços, essa taxa é ainda maior, ficando em 27,8%, sendo a falta de gestão a principal causa desse índice. (SEBRAE, 2013). Portanto, o objetivo desse trabalho foi desenvolver um estudo de caso em um salão de beleza a fim de determinar quais os custos dos serviços prestados pelo método de custeio variável, para, assim, indica-lo como uma ferramenta simples de gestão do negócio e de informações tempestivas para a tomada de decisão, evitando a sua mortalidade e, oposto a isso, crescer com resultados concretos e sustentáveis. Após a análise dos dados e dos resultados obtidos, concluiu-se que o trabalho cumpriu com o seu objetivo, visto que forneceu uma série de informações sobre os custos e resultados da empresa de acordo com a variação da sua demanda. Ressalta-se que nesse estudo de caso não foram consideradas depreciações na apuração dos custos.pt_BR
dc.description.abstractThe beauty market in Brazil has been growing every year. According to studies developed by the Brazilian Association of the Personal Hygiene, Perfumery and Cosmetics Industry (ABIHPEC, 2015), the sector has an important contribution in the country's Gross Domestic Product (GDP), representing in 2014 1.8% of the national GDP (ABIHPEC, 2015). However, the “Survival of Businesses in Brazil”, SEBRAE (2013) survey shows that the mortality rate of companies with less than two years is still 24.4%. For companies in the service sector, this rate is even higher, standing at 27.8%, and the lack of management is the index main cause. (SEBRAE, 2013). For service sector companies, this rate is even higher, tanding at 27.8%, in which management failure is the index main cause. (SEBRAE, 2013). Therefore, the objective of this study was to develop a case study in a beauty salon focused on determine the costs of services provided by the variable costing method, in order to propose this as a tool of business management and timely information for the decision-making loop, avoiding their mortality and, on the contrary, helping the companies grow with concrete and sustainable results. Subsequently to the analysis of the data and the results obtained, it was concluded that this article fulfilled its objective, since it provided a series of information about the costs and results of the company, according to the variation of its demand. Additionally, it is noteworthy that in this case study were not considered in calculating depreciation costs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVariable costingen
dc.subjectContabilidade de custospt_BR
dc.subjectBeauty salonen
dc.subjectCost accountingen
dc.titleAplicação de método de custeio variável como ferramenta de auxílio na gestão de um salão de belezapt_BR
dc.title.alternativeApplication of variable costing a tool of management en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001057993pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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