Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartins, José Miguel Quedipt_BR
dc.contributor.authorGehres, Isabel Wehlept_BR
dc.date.accessioned2018-02-15T02:33:21Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172514pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa o papel da propaganda na sociedade estadunidense no período imediatamente posterior à Primeira Guerra Mundial. O conceito de propaganda como conhecido atualmente surgiu com este conflito, pois, pela primeira vez, a propaganda foi utilizada com sucesso como ferramenta para unificar a vontade da nação no esforço de guerra. Esse processo pode ser visto mais claramente nos Estados Unidos, país que se manteve oficialmente neutro até 1917. O período da neutralidade correspondeu a uma grande divisão da opinião pública da nação em relação à guerra, o que levou ao amplo uso da propaganda, de forma a moldar esta opinião para servir aos propósitos do país na guerra. Após o conflito, passa-se a cogitar o uso desta ferramenta para lidar com os mais diversos problemas da sociedade, uma vez que ela havia se provado eficaz durante a guerra. A transição da propaganda da esfera militar para a esfera civil, e sua aplicação nas esferas comercial e política dos EUA foram baseadas nos estudos da psicologia de massas, surgidos no final do século XIX, mas cuja influência maior se deu no período posterior à Grande Guerra. Sendo assim, este trabalho inicia traçando um histórico dos principais autores da área de psicologia de massas, estudo este que trouxe uma nova visão sobre a sociedade de massas e sobre o papel do sujeito político nesta. Em seguida expõe-se a propaganda empregada pelos Estados Unidos durante a Primeira Guerra, partindo dos esforços do Comitê de Informação Pública, órgão criado por Woodrow Wilson para conduzir a propaganda dentro e fora do país. Por último, analisa-se como a aplicação bem-sucedida da propaganda durante a guerra permitiu antever seu uso em ampla escala na sociedade civil, tanto na esfera comercial quanto na política. Para explicar esta transição, utiliza-se a visão de dois autores-chave, Edward L. Bernays e Walter Lippmann, que foram influenciados tanto pela psicologia de massas quanto pela propaganda de guerra ao formular suas ideias.pt_BR
dc.description.abstractThis work analyzes the role of propaganda in American society in the period immediately after the First World War. The concept of propaganda as it is currently known arose from this conflict, since, for the first time, propaganda was successfully used as a tool to unify the will of the nation towards the war effort. This process can be seen most clearly in the United States, which remained officially neutral until 1917. The period of neutrality corresponded to a large division of the public opinion of the nation in regards to the war, which led to the widespread use of propaganda, to mold this opinion to serve the country's purposes in war. After the conflict, this tool began to be considered as a mean to deal with the most diverse problems of society, since it had proved effective during the war. The transition of propaganda from the military to the civil sphere of society and its application in both the commercial and political aspects in the US was based on the studies of mass psychology that emerged at the end of the 19th century, but whose greatest influence was in the postwar period. Thus, this work begins by tracing a history of the main authors of the area of mass psychology, a study that brought forth a new vision regarding mass society and the role of the political subject in it. Next, the propaganda used by the United States during World War I is exposed, based on the efforts of the Public Information Committee, a body created by Woodrow Wilson to conduct propaganda inside and outside the country. Finally, it is analyzed how the successful use of propaganda during the war allowed for the prediction of its use on a large scale in civil society, both in the commercial sphere and in politics. To explain this transition, we use the vision of two key authors, Edward L. Bernays and Walter Lippmann, who were influenced by both mass psychology and war propaganda in formulating their ideas.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPropagandaen
dc.subjectPrimeira Guerra Mundial (1914-1918)pt_BR
dc.subjectWalter Lippmannen
dc.subjectEstados Unidospt_BR
dc.subjectEdward L. Bernaysen
dc.subjectMass Psychologyen
dc.subjectFirst World Waren
dc.titleO papel da propaganda na sociedade de massas estadunidense : da Primeira Guerra Mundial à década de 20pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001051711pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationRelações Internacionaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples