Teatro com jovens em situação de cárcere : a construção de um espaço de escuta
dc.contributor.advisor | Santos, Vera Lucia Bertoni dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Caroline Vetori de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-02-07T02:40:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/172475 | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa, intitulada Teatro com Jovens em Situação de Cárcere: a construção de um espaço de escuta, apresenta uma análise sobre a potencialidade do teatro em sua interface com jovens que cumprem medidas socioeducativas de internação na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE), em específico as jovens do sexo feminino. Através de uma oficina, em caráter de formação artístico-pedagógica, este trabalho se constitui como um diálogo necessário para potencializar debates sobre a potência do teatro em âmbitos de ensino não-formal, ao investigar a relação entre histórias pessoais, memórias, depoimentos orais e, ainda, as noções de presente e futuro com as jovens alunas em situações de conflitos, como privação, opressão, desejo por liberdade, dentre outros. Soma-se ao trabalho a noção de escuta como norteadora da prática docente, tanto em relação aos materiais pessoais elencados pelas jovens, quanto em relação às reverberações da prática, traçando outros caminhos no diálogo com as alunas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The research entitled Theater with Youngsters in Prison Situation: the creation of a space for listening presents an analysis on the potential of theater in its interface with young people who fulfill socio-educational measures interned in the Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE), in particular, the young female. This work constitutes a necessary dialogue to potentiate debates about the power of theater in non-formal teaching environments through a workshop, characterized an artistic-pedagogical training. The research investigates the relationship between personal histories, memories, oral testimonies, as well as the notions of present and future with the young girls in situations of conflicts such as deprivation, oppression, desire for freedom, among others. The notion of listening as a guide for teaching practice is added to the work, both in relation to the personal materials listed by the youngsters and in relation to what the practice reverberates making it possible to trace other ways of dialogue with the students. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Performing Arts | en |
dc.subject | Escuta | pt_BR |
dc.subject | Oral History | en |
dc.subject | Pedagogia teatral | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy of Theater | en |
dc.subject | História oral | pt_BR |
dc.subject | Listening | en |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Theater in Prison | en |
dc.subject | Prisão | pt_BR |
dc.subject | Documentary Theater | en |
dc.subject | Jovens | pt_BR |
dc.title | Teatro com jovens em situação de cárcere : a construção de um espaço de escuta | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Giordano, Davi Freire | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001059418 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Teatro: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Teatro (243)