Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Vera Lucia Bertoni dospt_BR
dc.contributor.authorSouza, Caroline Vetori dept_BR
dc.date.accessioned2018-02-07T02:40:48Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/172475pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa, intitulada Teatro com Jovens em Situação de Cárcere: a construção de um espaço de escuta, apresenta uma análise sobre a potencialidade do teatro em sua interface com jovens que cumprem medidas socioeducativas de internação na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE), em específico as jovens do sexo feminino. Através de uma oficina, em caráter de formação artístico-pedagógica, este trabalho se constitui como um diálogo necessário para potencializar debates sobre a potência do teatro em âmbitos de ensino não-formal, ao investigar a relação entre histórias pessoais, memórias, depoimentos orais e, ainda, as noções de presente e futuro com as jovens alunas em situações de conflitos, como privação, opressão, desejo por liberdade, dentre outros. Soma-se ao trabalho a noção de escuta como norteadora da prática docente, tanto em relação aos materiais pessoais elencados pelas jovens, quanto em relação às reverberações da prática, traçando outros caminhos no diálogo com as alunas.pt_BR
dc.description.abstractThe research entitled Theater with Youngsters in Prison Situation: the creation of a space for listening presents an analysis on the potential of theater in its interface with young people who fulfill socio-educational measures interned in the Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE), in particular, the young female. This work constitutes a necessary dialogue to potentiate debates about the power of theater in non-formal teaching environments through a workshop, characterized an artistic-pedagogical training. The research investigates the relationship between personal histories, memories, oral testimonies, as well as the notions of present and future with the young girls in situations of conflicts such as deprivation, oppression, desire for freedom, among others. The notion of listening as a guide for teaching practice is added to the work, both in relation to the personal materials listed by the youngsters and in relation to what the practice reverberates making it possible to trace other ways of dialogue with the students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPerforming Artsen
dc.subjectEscutapt_BR
dc.subjectOral Historyen
dc.subjectPedagogia teatralpt_BR
dc.subjectPedagogy of Theateren
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectListeningen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectTheater in Prisonen
dc.subjectPrisãopt_BR
dc.subjectDocumentary Theateren
dc.subjectJovenspt_BR
dc.titleTeatro com jovens em situação de cárcere : a construção de um espaço de escutapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGiordano, Davi Freirept_BR
dc.identifier.nrb001059418pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationTeatro: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples