Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorBecker, Marcelopt_BR
dc.date.accessioned2009-09-09T04:17:09Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17161pt_BR
dc.description.abstractEssa dissertação aborda a visualização geométrica e a representação de objetos tridimensionais em diagramas bidimensionais. O objetivo da pesquisa é a criação de uma seqüência didática que atenda esses propósitos. Para desenvolver essa seqüência, foram realizadas diversas atividades piloto com sujeitos do ensino fundamental, médio e superior. A análise da produção dos alunos determinou a seleção e adaptação de atividades para compor a seqüência didática, testada em alunos do terceiro ano do ensino médio, apresentada com a respectiva análise dos resultados. Uma atividade teve destaque nesse trabalho, e por ser de criação própria, foi denominada Caixa de Becker, que consiste na interação com sólidos através do tato. Para análise dos dados, foram utilizadas as teorias de van Hiele, Gutiérrez e Piaget. Fez-se uma breve retomada na história do ensino de matemática, especificamente na área de geometria, para entender a forma em que esse conteúdo é abordado nos livros didáticos.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation focuses on visualization and geometric representation of three dimensional objects in two-dimensional diagrams. The aim of this research is to establish a teaching sequence to create such diagrams. To achieve this objective several pilot activities were executed with primary, secondary and tertiary education students. The selection and adjustment of activities to compose the teaching sequence were determined by the analysis of the results from a test applied to students in the last year of the high school. The "Becker Box" which was a highlighted activity during the research and is my own invention, provides a way to interact with solid geometric forms by touch. The theories from Van Hiele, Gutiérrez and Piaget were used to make the data analysis. A summary of the mathematics education history were made to understand how this subject is presented and discussed in teaching books.en
dc.description.abstractEsa disertación aborda la visualización geométrica y la representación de los objetos tridimensionales en diagramas bidimensionales. El objetivo de la pesquisa es la creación de una secuencia didáctica que atienda eses propósitos . Para denvolver esa secuencia, fueron realizadas diversas actividades piloto con sujetos de la enseñanza básica, media y superior. El análisis de la producción de los alumnos determinó la selección y la adaptación de las actividades para componer la secuencia didáctica, testada en alumnos del tercer año de la enseñanza media, con el respectivo análisis de los resultados. Una actividade tuvo destaque en ese trabajo, y por ser de creación propria, fue llamada Caja de Becker, que consiste en la interacción con sólidos por medio del tacto. Para análisis de los datos, fueron utilizadas las teorías de van Hiele, Gutiérrez y Piaget. Se hizo una breve retomada en la historia de la enseñanza de la matemática, especificamente en el área de geometría, para entender la forma en que ese contenido es abordado en los libros didácticos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCaixa de Beckerpt_BR
dc.subjectGeometric visualizationen
dc.subjectRepresentation by diagramsen
dc.subjectDiagramaspt_BR
dc.subjectDidactic sequenceen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectBecker's boxen
dc.subjectRepresentacao geometricapt_BR
dc.subjectVisualización geométricaes
dc.subjectRepresentación en diagramases
dc.subjectSecuencia didácticaes
dc.subjectCaja de beckeres
dc.titleUma alternativa para o ensino de geometria : visualização geométrica e representações de sólidos no planopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000712216pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples