Ressonâncias do aprender em Deleuze em um fazer docente a partir da exploração do conceito de fração em turmas do sexto ano do Ensino Fundamental
dc.contributor.advisor | Moellwald, Francisco Egger | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Wagner Rodrigues da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-14T02:21:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/171179 | pt_BR |
dc.description.abstract | Aprender decorre da interpretação que cada pessoa faz do que está a sua volta e lhe emite signos. Este pressuposto norteou a construção deste texto, a partir de uma prática docente desenvolvida em duas turmas de estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, por meio da qual se propôs a elaboração do conceito de fração, levando-se em consideração diferentes contextos e significados para essa forma de representação dos números racionais. Os estudantes, em geral, apresentaram elementos indicadores de uma aprendizagem do conteúdo proposto, não concluída em termos de um acabamento conceitual, visto que a representação fracionária referente ao conceito de número racional é móvel, conforme seu contexto de significação. As constatações e percepções experimentadas nessa prática expressaram-se por meio de um fazer compartilhado entre os alunos, complementado por momentos de reflexão individual, e aqui são relatadas por meio da análise dos registros e produções realizadas. Enquanto professor-pesquisador, acompanhado de Deleuze, percebi-me como alguém, cujo fazer docente em um cotidiano de vivências de afetos e decifração de signos altera-se e me afeta de maneira contínua. | pt_BR |
dc.description.abstract | Learning derives from the interpretation that each person makes of what surrounds him or her and emits signs. This assumption guided the construction of this text, based on a teaching experience carried out in two classes of sixth grade elementary school students, through which the elaboration of the concept of fraction was proposed, taking into account the different contexts and meanings of this form of representation of rational numbers. In general, the students presented elements that indicate that they learned the proposed content, although not finished in terms of its conceptual completion, considering that the fractional representation of the concept of rational numbers is mobile, according to the context of its meaning. The findings and perceptions experienced in such a practice were expressed through a shared performance among the students, which was complemented by moments of individual reflection, and are reported here through the analysis of records and productions made. As a teacher-researcher, accompanied by Deleuze, I realized myself as a person continuously changed and affected by teaching in a daily life of affections and decipherment of signs. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Signs | en |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Fraction | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Deleuze | en |
dc.title | Ressonâncias do aprender em Deleuze em um fazer docente a partir da exploração do conceito de fração em turmas do sexto ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001054877 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática e Estatística | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
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