Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDe Conti, Lucianept_BR
dc.contributor.authorHall, Gabriela Girardipt_BR
dc.date.accessioned2017-10-12T02:49:57Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169471pt_BR
dc.description.abstractO testemunho de historias de vidas no contexto de um serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes foi o cenário disparador de questões que movimentaram a escrita do presente trabalho. O eco que se produz, neste contexto de casa-instituição, das situações limites de sobrevivência, de desamparo e de vulnerabilidades, convoca à reflexão sobre as estratégias possíveis de trabalho no sentido de potencializar a transformação das experiências traumáticas em formas criativas de laço com o social. O recorte do momento na adolescência se dá, principalmente, pela própria vivência desta que escreve junto a uma maioria de adolescentes em situação de acolhimento, e pela complexidade do trabalho com estes, que envolve a intenção da busca por um lugar no laço social sem o amparo de um núcleo ou rede de suporte afetivo. Buscamos retomar a noção de trauma através do olhar da psicanálise enquanto excessos pulsionais impossibilitados de representação, retomando a dimensão intransmissível da experiência traumática, o que aponta para o paradoxo da elaboração dessas vivências através da narrativa. Nos conceitos de função fraterna, amizade e alteridade, encontramos ferramentas para potencializar o olhar sobre os acontecimentos no coletivo, apostando no encontro com o outro semelhante enquanto possibilidade de narrar e elaborar as situações de trauma e desamparo, e de identificação para além da situação de acolhimento, no sentido de que o sujeito passe a falar em nome próprio, assumindo uma posição no laço social a partir de seu desejo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAbrigospt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectAmizadept_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.titleAmizade e função fraterna na adolescência : a potência do outro semelhante na transformação de sipt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001049884pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Intervenção Psicanalítica na Clínica da Infância e Adolescênciapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples