Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSant'Ana, Marilaine de Fragapt_BR
dc.contributor.authorAtz, Dafnept_BR
dc.date.accessioned2017-08-01T02:36:25Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/164618pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa referente ao ensino da Análise Combinatória, por meio da Resolução de Problemas, em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. Para isso, elaborou-se uma sequência didática que buscava proporcionar aos educandos um contato com esse conteúdo antes do Ensino Médio. A partir dessa sequência analisou-se como a Resolução de Problemas, segundo Onuchic e Allevato, auxiliou os alunos a compreender os conceitos iniciais de Análise Combinatória, buscando também como referencial teórico o estudo referente ao Pensamento Matemático, de David Tall. Concluímos que a Resolução de Problemas auxiliou a expandir e modificar as Imagens dos Conceitos que os alunos possuíam com relação à Análise Combinatória.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation shows the development of research related to teaching Combinatorics, through Problem Solving, at a 6th grade level. A lesson plan was prepared and aimed to confront students of middle school with problems involving Combinatorics, allowing them to work with such concepts before high school. Based on this lesson plan, our intent was to verify how Problem Solving, according to Onuchic e Allevato, helped the students to understand initial concepts of Combinatorics. Also, using David Tall’s studies about Mathematical Thinking as reference. We could verify that the Problem Solving Theory helped the students to expand and modify their Concept Images related to Combinatorics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPensamento matemáticopt_BR
dc.subjectMathematical thinkingen
dc.subjectProblem solvingen
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectCombinatoricsen
dc.subjectMiddle schoolen
dc.titleA análise combinatória no 6º Ano do Ensino Fundamental pormeio da resolução de problemaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001027287pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples