Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSanseverino, Antônio Marcos Vieirapt_BR
dc.contributor.authorPuchalski, Francine Bystronskipt_BR
dc.date.accessioned2017-06-06T02:27:18Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159122pt_BR
dc.description.abstractA finalidade desta dissertação é compreender como romances direcionados ao público adolescente e obras apresentadas pela escola contribuem para a formação leitora dos jovens. Para isso, a reflexão foi elaborada em quatro seções. A primeira parte analisa a função da literatura na Grécia Antiga, relacionando-a ao tempo presente. Nessa direção, são abordados desafios da literatura na atualidade. A seguir, o estudo dirige-se à fase da adolescência e à importância da literatura juvenil para esse momento da vida. Após, busca-se pensar a educação literária como um processo que envolve o diálogo entre a literatura juvenil e a literatura canônica brasileira. Finalmente, o último bloco propõe uma visão sobre desafios da literatura no ensino médio brasileiro. A fim de promover o diálogo intertextual nesse contexto, é realizada uma análise dos romances Jogos Vorazes (2008) de Suzanne Collins e Senhora (1874), de José de Alencar, tendo como base a temática da jornada da heroína. A proposta desta parte final busca exemplificar, por meio de dois romances específicos, as reflexões teóricas desenvolvidas ao longo da dissertação.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this thesis is to understand how novels directed to teenagers and works presented by the school contribute to the reading formation of the young people. For this purpose, the reflection was elaborated in four steps. The first part analyzes the role of literature in Ancient Greece, relating it to the present time. In this direction, challenges of literature in contemporary times are addressed. Afterwards, the study approaches the phase of adolescence and the importance of young adult literature for such period of life. Then, it is sought to perceive the literary education as a process that involves the dialogue between young adult literature and Brazilian canonical literature. Finally, the last section proposes an overview on the challenges of literature in Brazilian high school. In order to promote intertextual dialogue in this context, an analysis of the works Hunger Games (2008) by Suzanne Collins and Senhora (1874) by José de Alencar is made, based on the theme of the heroine's journey. The approach of this last part seeks to exemplify, through two specific novels, the theoretical reflections developed throughout the thesis.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectLiteratura juvenilpt_BR
dc.subjectNovelen
dc.subjectLiteratura e Educaçãopt_BR
dc.subjectAdolescenceen
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectReaders formationen
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectLiterary educationen
dc.subjectCânone literário : Brasilpt_BR
dc.titleLiteratura juvenil e literatura canônica brasileira : entretenimento e aprendizagem na jornada do leitor adolescentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001023076pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples