Espaço Sideral e Relações Internacionais
dc.contributor.author | Cepik, Marco | |
dc.contributor.other | Borne, Thiago | |
dc.contributor.other | Machado, Felipe | |
dc.contributor.other | Quaglia, Laura | |
dc.contributor.other | Oliveira, Joana | |
dc.contributor.other | Hoscheidt, Matheus | |
dc.contributor.other | Sarti, Josiane | |
dc.contributor.other | Duarte, Bruno Kern | |
dc.contributor.other | Brancher, Pedro Txai | |
dc.contributor.other | Reisdoerfer, Bruna Rohr | |
dc.date.accessioned | 2017-05-24T14:20:48Z | |
dc.date.available | 2017-05-24T14:20:48Z | |
dc.date.issued | 2014-08-31 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/158476 | |
dc.description.abstract | O Minicurso à Distância “Espaço Sideral e Relações Internacionais” visa apresentar os fundamentos do Comando do Espaço e suas implicações para o estudo de Segurança Internacional. O público-alvo são os estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Relações Internacionais, Políticas Públicas, Ciências Sociais, áreas afins e demais interessados, não havendo pré-requisitos. O objetivo geral é auxiliar na formação de estudantes de Ensino Superior por meio de um curso à distância, fomentando a consciência crítica e multidisciplinar, além de estimular a disseminação de debates e de publicações nas áreas relacionadas ao Comando do Espaço e à Segurança Internacional. Os objetivos específicos são: (i) promover debates e discussões sobre a temática de Comando do Espaço e a centralidade dos programas espaciais para o planejamento estratégico, defesa nacional e desenvolvimento econômico de inúmeros países; (ii) promover o debate acerca da importância do Comando do Espaço para as Relações Internacionais; (iii) demonstrar a importância da formulação de uma estratégia nacional do Brasil para o espaço e a necessidade da infraestrutura espacial para o nosso desenvolvimento e a independência nacional; (iv) comparar o programa espacial do Brasil com o de outros países emergentes, como a Índia e a China, a fim de trazer contribuições potenciais para incrementar o programa brasileiro; (v) aprimorar a utilização de ferramentas de Educação a Distância (EAD) para o ensino sobre Segurança Internacional. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/zip | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.uri | https://lume-re-demonstracao.ufrgs.br/espaco-sideral/index.htm | pt_BR |
dc.rights | Open Access (by-nc-sa) | pt_BR |
dc.subject | Espaço sideral | pt_BR |
dc.subject | Relações internacionais | pt_BR |
dc.subject | Comando do espaço; | pt_BR |
dc.subject | Programa espacial | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Segurança internacional | pt_BR |
dc.title | Espaço Sideral e Relações Internacionais | pt_BR |
dc.title.alternative | Minicurso à Distancia "Comando do Espaço" | pt_BR |
dc.type | Recurso educacional | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.format.duration | 37min22s | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Ensino Médio | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Educação Superior - Graduação | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Educação Superior - Pós-Graduação | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Educação Continuada ou Extensão | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Treinamento ou Capacitação | pt_BR |
dc.description.installationRemarks | Este recurso foi feito com HTML 5 e CSS 3. Para editar os arquivos é necessário um editor de textos simples, como o Bloco de Notas, ou editor específico para edição de códigos, como o gratuito Notepad++. Não use editores como Word, pois acrescentam formatação de texto ao código. Para visualizar o projeto, apenas abra uma nova janela do navegador e arraste o arquivo principal para esta janela. Este arquivo principal chama-se "index" e pode ter uma das seguintes extensões: html, htm. Este material foi feito usando HTML 5 e CSS 3. Ressaltamos que o caso do versionamento do código, no caso das versões das linguagens chamadas "client-side", como HTML, CSS e JavaScript, já que há uma dependência do ambiente instalado no computador de terceiros. A compatibilidade do código que você está baixando depende totalmente dos navegadores que este usuário tem instalada na máquina dele, e infelizmente você não tem controle sobre isso. Além disso, os navegadores não têm suporte 100% para estas linguagens. Entre os navegadores mais conhecidos, os que suportam estas linguagens são: Safaria 9, Chrome 44, Internet Explorer 11, Firefox 40 e Opera 31. Em relação a este assunto, tudo o que podemos assegurar a você que fez o download deste código é que ele foi testado e estava adequado à tecnologia da época em que foi produzido. As imagens podem ser editadas em qualquer editor de imagens, como por o exemplo o Gimp, que é gratuito. Para disponibilizar o projeto na internet é preciso ter acesso a um servidor web. A transferência dos arquivos pode ser feita com o software gratuito FileZilla. Estes arquivos não podem ser editados, pois é um formato fechado.Este formato permite que sejam feitas edições - como marcação de texto e comentários, além de preenchimento de formulários - caso o autor permita. Estes arquivos podem ser visualizados no Adobe Acrobat reader ou no navegador da web. Versão do PDF: 1.5 (Acrobat 6.x). Não é possível instalar um arquivo de vídeo. Apenas transfira-o para seu computador e abra como um arquivo comum. Arquivos de vídeo não podem ser editados, mas podem ser visualizados em players como o VLC Media Player (que é gratuito), o Windows Media Player ou o QuickTime. Os formatos mais comuns de vídeo serão executados normalmente por estes players (avi, mpeg e mp4). | pt_BR |
dc.description.learningType | Vídeo | pt_BR |
dc.description.learningType | Texto | pt_BR |
dc.type.interactivityLevel | Baixo | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Recursos Educacionais (404)Ciências Humanas (65)