Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Maria Ivone dospt_BR
dc.contributor.authorBecker, Jéssica Araújopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-17T02:36:35Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158099pt_BR
dc.description.abstractO tema central desta tese refere-se à alteridade no processo de construção de uma identidade individual, buscando uma concepção original do termo a partir de um fazer artístico. Dividida em duas partes, a pesquisa recorre à arte de ação e ao vídeo como linguagens propulsoras, na junção prático-teórica. A primeira parte desenvolve e problematiza as proposições realizadas em espaços públicos da cidade de Bogotá/Colômbia, que se centram na escuta e no serviço, direcionados ao Outro. A segunda parte se detêm sobre as proposições realizadas em âmbito privado, em abordagem autobiográfica e intimista do Eu. Sob a hipótese de que a identidade individual possa ser resultado de um coletivo de influências e aspectos apreendidos com o Outro, a alteridade é investigada pela fusão entre socialização e individualização. O desenvolvimento da tese se apóia em Bartolomè Ferrando, Clèment Rosset e Axel Honneth como referenciais teóricos, bem como o estudo comparado com proposições de artistas contemporâneos, como Esther Ferrer, Isidoro Valcárcel Medina e Tracey Emin, entre outros.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis studies otherness in the process of construction of an individual identity, looking for an original understanding of the term through the artistic work. Divided in two parts, this study makes use of action art and videos as its propellant languages to bring together theory and practice. The first part develops and discusses the premises performed in public spaces in the city of Bogota, Colombia, that focused on listening and serving the Other. The second part focuses on premises performed in a private setting, in an autobiographical and intimate approach of the Self. Under the hypothesis that the individual identity is a result of a set of influences and aspects learned from the Other, otherness is studied through the merge of socialization and individualization. The development of the thesis leans on Bartolomè Ferrando, Clèment Rosset and Axel Honneth as theoretical references, as well as on comparative studies in relation to premises performed by contemporary artists, such as Esther Ferrer, IsidoroValcárcel Medina and Tracey Emin, among others.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOthernessen
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectIdentityen
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectDesarraigopt_BR
dc.subjectUprootingen
dc.subjectRootingen
dc.subjectArraigopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectAction arten
dc.subjectAçãopt_BR
dc.subjectVídeopt_BR
dc.titleO eu e o outro : alteridade e identidade na construção do processo artísticopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001020887pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples