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dc.contributor.authorOliveira, Geísa Gaiger dept_BR
dc.contributor.authorBernardes, Mauricio Moreira e Silvapt_BR
dc.date.accessioned2017-05-06T02:40:43Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157483pt_BR
dc.description.abstractO cenário do mercado mundial está cada vez mais competitivo, é importante avaliar o desempenho das soluções propostas para o mercado, tanto em termos de processos quanto de resultados. Isso deve ocorrer de forma a possibilitar a identificação de elementos que justifiquem o sucesso ou insucesso de um determinado produto e/ou serviço. Assim, o estabelecimento de mecanismos que possibilitem a compreensão de fatores que justifiquem uma dada colocação no ambiente dos negócios torna-se essencial para a sobrevivência. Esses elementos são trabalhados em um processo denominado benchmarking, que é uma ferramenta que permite efetuar comparações de procedimentos e práticas entre empresas, ou de seu ambiente interno, com o objetivo de efetuar melhorias e alavancar vantagem competitiva. O benchmarking é considerado uma investigação relativa ao desempenho de processos ou produtos, comparando-os com aqueles identificados como boas práticas. Esse capítulo detalha as principais definições sobre o tema. Além disso, busca discorrer sobre os tipos de benchmarking e suas diferentes gerações. Busca, também, orientar o leitor sobre como ocorre o processo, discutindo o papel da equipe responsável por ele.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (orgs.). Design em pesquisa : vol 1. Porto Alegre : Marcavisual, 2017. p. 110-125pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBenchmarkingpt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.titleO que é o benchmarking?pt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001020183pt_BR


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