Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSousa, Rodrigo Silva Caxias dept_BR
dc.contributor.authorSpolavori, Debora Cabrerapt_BR
dc.date.accessioned2017-05-04T02:35:12Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157299pt_BR
dc.description.abstractEstudo que identifica a concepção de trabalho colaborativo compartilhado entre professores do Ensino Fundamental II e bibliotecários Colégios Maristas da cidade de Porto Alegre/RS. Visa proporcionar subsídios acerca da importância da união entre o trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula e na biblioteca. Aborda os conceitos necessários para a realização desta pesquisa tais como: biblioteca escolar, sua importância no processo de ensino e aprendizagem, colaboração na biblioteca escolar, fatores que influenciam a colaboração e modelos de colaboração segundo Montiel-Overall. A pesquisa é um levantamento de dados do tipo básica, de abordagem mista utilizando-se da aplicação de questionários para professores e bibliotecários com questões fechadas de múltipla escolha e abertas. A metodologia baseou-se na análise de conteúdo aplicada às respostas obtidas. Apresenta os dados obtidos através de gráficos e análises a partir destes nos questionários respondidos. Apresenta as reflexões a partir da análise das respostas. Conclui que o trabalho colaborativo é importante no processo de ensino e aprendizagem e destacam a necessidade da proximidade do bibliotecário com os docentes, através de participação no planejamento e execução das ações pedagógicas desenvolvidas.pt_BR
dc.description.abstractStudy that identifies the conception of collaborative work shared between final grade teachers and librarians in the libraries of the Maristas Schools of the city of Porto Alegre. It aims to provide subsidies on the importance of the union between the pedagogical work developed in the classroom and in the library. The literature review addresses the concepts needed to carry out this research such as: school library, its importance in the teaching and learning process, collaboration in the school library, factors that influence collaboration and models of collaboration according to Montiel-Overall. The research is a survey of data of the basic type, of mixed approach using the application of questionnaires for teachers and librarians with closed questions of multiple choice and open. The methodology was based on the content analysis applied in the obtained answers. It presents the data obtained by the graphs and analysis from what was obtained in the questionaries answered. It shows the reflections from the analysis of the answers. It concludes that the collaborative work is important in the process of teaching and learning and emphasizes the need for the proximity of the librarian with the teachers, by participation in the planning and execution of the developed pedagogic actions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCollaborationen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectCollaborative worken
dc.subjectBibliotecáriopt_BR
dc.subjectSchool librarianen
dc.subjectTeacheren
dc.subjectSchool libraryen
dc.titleTrabalho colaborativo entre professores e bibliotecários: um estudo nos Colégios Maristas de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013523pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples