Trabalho colaborativo entre professores e bibliotecários: um estudo nos Colégios Maristas de Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Sousa, Rodrigo Silva Caxias de | pt_BR |
dc.contributor.author | Spolavori, Debora Cabrera | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-04T02:35:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/157299 | pt_BR |
dc.description.abstract | Estudo que identifica a concepção de trabalho colaborativo compartilhado entre professores do Ensino Fundamental II e bibliotecários Colégios Maristas da cidade de Porto Alegre/RS. Visa proporcionar subsídios acerca da importância da união entre o trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula e na biblioteca. Aborda os conceitos necessários para a realização desta pesquisa tais como: biblioteca escolar, sua importância no processo de ensino e aprendizagem, colaboração na biblioteca escolar, fatores que influenciam a colaboração e modelos de colaboração segundo Montiel-Overall. A pesquisa é um levantamento de dados do tipo básica, de abordagem mista utilizando-se da aplicação de questionários para professores e bibliotecários com questões fechadas de múltipla escolha e abertas. A metodologia baseou-se na análise de conteúdo aplicada às respostas obtidas. Apresenta os dados obtidos através de gráficos e análises a partir destes nos questionários respondidos. Apresenta as reflexões a partir da análise das respostas. Conclui que o trabalho colaborativo é importante no processo de ensino e aprendizagem e destacam a necessidade da proximidade do bibliotecário com os docentes, através de participação no planejamento e execução das ações pedagógicas desenvolvidas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Study that identifies the conception of collaborative work shared between final grade teachers and librarians in the libraries of the Maristas Schools of the city of Porto Alegre. It aims to provide subsidies on the importance of the union between the pedagogical work developed in the classroom and in the library. The literature review addresses the concepts needed to carry out this research such as: school library, its importance in the teaching and learning process, collaboration in the school library, factors that influence collaboration and models of collaboration according to Montiel-Overall. The research is a survey of data of the basic type, of mixed approach using the application of questionnaires for teachers and librarians with closed questions of multiple choice and open. The methodology was based on the content analysis applied in the obtained answers. It presents the data obtained by the graphs and analysis from what was obtained in the questionaries answered. It shows the reflections from the analysis of the answers. It concludes that the collaborative work is important in the process of teaching and learning and emphasizes the need for the proximity of the librarian with the teachers, by participation in the planning and execution of the developed pedagogic actions. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Collaboration | en |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_BR |
dc.subject | Collaborative work | en |
dc.subject | Bibliotecário | pt_BR |
dc.subject | School librarian | en |
dc.subject | Teacher | en |
dc.subject | School library | en |
dc.title | Trabalho colaborativo entre professores e bibliotecários: um estudo nos Colégios Maristas de Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001013523 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Biblioteconomia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Biblioteconomia (811)