Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVirginio, Alexandre Silvapt_BR
dc.contributor.authorMartins, Camila Bitencourtpt_BR
dc.date.accessioned2017-04-21T02:35:03Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/156968pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda a desigualdade social a partir do espaço escolar. Inicialmente tratou-se de caracterizar o processo de escolarização no Brasil. O foco do estudo foi verificar como os processos de desigualdade social se refletem nas desigualdades escolares. Analisamos então um caso específico para entender como uma escola responde às mudanças sociais e se, de alguma forma, engendra elementos alternativos aos modelos hegemônicos de organização escolar. Para levar a efeito este estudo de natureza qualitativa utilizou-se, como técnicas de pesquisa, observação participante, entrevistas, análise documental e conversas informais. Os resultados apontam para um novo processo de organização de novos métodos de atuação da gestão escolar. Essa construção tende a criar um laço efetivo com a instituição, fazendo com que a escola possa estar à frente dos processos de mudança social.pt_BR
dc.description.abstractThis work addresses social inequality in the school environment. Initially, it was a question of characterizing the schooling process in Brazil. The focus of the study was to verify how the processes of social inequality are reflected in school inequalities. We then analyze a specific case to understand how a school responds to social changes and if, in some way, it generates alternative elements to the hegemonic models of school organization. To carry out this qualitative study, research techniques were chosen such as participant observation, interviews, documentary analysis and informal conversations. The results point to a new process of organization of new methods of school management. This construction tends to create an effective bond with the institution, causing the school to be at the forefront of social change processes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial inequalityen
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectSchool inequalityen
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectSchoolingen
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectPublic schoolen
dc.titleEducação e desigualdade : implicações no contexto escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001016978pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples