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dc.contributor.advisorDamico, José Geraldo Soarespt_BR
dc.contributor.authorTotti, Daniel Lemespt_BR
dc.date.accessioned2017-04-06T02:34:01Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/156536pt_BR
dc.description.abstractA presente investigação aborda, a partir de uma revisão de literatura, a prática corporal Tai Chi Chuan (TC) e suas possíveis interfaces com a saúde pública; dando ênfase à Atenção Básica de Saúde (ABS). Primeiramente, são abordados os princípios e conceitos fundamentais que integram a visão chinesa de saúde e, por consequência, a visão de corpo e movimento do TC, visando proporcionar elementos oriundos deste pensamento e prática, que auxiliem na atenção e no cuidado nos serviços públicos de saúde. Logo, contextualizo o TC no Sistema Único de Saúde (SUS), no qual ele compõe oficialmente o grupo de Práticas Integrativas e Complementares (PIC), legitimadas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Em relação a esta política, são levantadas algumas discussões quanto à sua nomenclatura e alguns desafios político-institucionais para sua consolidação e, consequente, pluralização terapêutica nos serviços de saúde pública. No que diz respeito à ABS, ela é destacada como o nível de atenção mais propício para o desenvolvimento das PIC. Além disso, PIC e ABS, apesar de suas peculiaridades, apresentam afinidades e semelhanças referentes à perspectiva contra-hegemônica no campo da saúde, baseadas numa visão ampliada do processo saúde-doença. Após esta revisão de literatura geral, apresento um relato de experiência na ABS do município de Porto Alegre (RS), na qual tive a oportunidade de experienciar a prática do TC, e a do profissional de Educação Física sob diferentes formas de pensar e de agir em saúde.pt_BR
dc.description.abstractThe present investigation approaches, from a literature review, Tai Chi Chuan (TC) body practice and its possible interfaces with public health; With an emphasis on Primary Health Care (PHC). Firstly, the principles and fundamental concepts that integrate the Chinese vision of health and, consequently, the body vision and movement of the TC, are addressed, aiming to provide elements from this thought and practice, that help in the attention and care in the public services of Cheers. Therefore, I contextualize the TC in the Unified Health System (UHS), in which it officially composes the group of Integrative and Complementary Practices (ICP), legitimized in the National Policy on Integrative and Complementary Practices (NPICP). In relation to the NPICP, some discussions about its nomenclature and some political-institutional challenges for its consolidation and, consequently, therapeutic pluralization in the public health services are raised. With regard to PHC, it is highlighted as the level of attention most conducive to the development of ICP. In addition, ICP and PHC, despite their peculiarities, present affinities and similarities regarding the counter-hegemonic perspective in the field of health, based on an expanded view of the health-disease process. After this review of general literature, I present an experience report on PHC in the city of Porto Alegre (RS), in which I had the opportunity to experience the practice of TC, and that of the Physical Education professional under different perspectives of thinking and acting In health.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTai-chi-chuanpt_BR
dc.subjectTai chi chuanen
dc.subjectChinese thoughten
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectHealthen
dc.subjectIntegrative and complementary practicesen
dc.subjectPhysical educationen
dc.titleTai chi chuan e seus desdobramentos na saúde pública : uma revisão de literatura do pensamento chinês às práticas integrativaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001017824pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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