Olhar sob a lente : a fotografia como recurso para planejamento do professor
dc.contributor.advisor | Cunha, Susana Rangel Vieira da | pt_BR |
dc.contributor.author | Julio, Alcione Machado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-21T02:26:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/152865 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa refere-se ao uso da fotografia como registro fotográfico e suas implicações no processo do planejamento da professora. Nele, buscamos compreender a utilidade de uma câmera fotográfica, descrevendo as experiências de professoras e coordenadora, em uma escola de Educação Infantil no município de Novo Hamburgo, relacionadas ao uso da fotografia e sua importância no processo dos registros das ações das crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que se compreende que o registro fotográfico pode ser um recurso fundamental de análise e investigação quando utilizado com olhar atento e intencionalidade pedagógica, complementando, dessa forma, o processo de documentação das experiências das crianças que se realizam por meio das observações, dos registros escritos, das filmagens e também do registro fotográfico. A fotografia mostra muitos detalhes importantes de serem registrados e que podem ser esquecidos ou passarem despercebidos devido à grande preocupação da professora quando está com as crianças. Esses dados podem servir de instrumento de estudo, de reflexão e de elaboração de propostas que sejam significativas e ampliem os conhecimentos das crianças. Ao analisar os dados coletados, pode-se perceber que o registro fotográfico tem sido muito utilizado na escola pesquisada e tornado-se ferramenta fundamental para pensar e realizar propostas que sejam significativas para as crianças. Nesse sentido, para a elaboração desta pesquisa, utilizei, portanto, autores que abordam o tema da fotografia e da imagem da criança, como: Tittoni, Carrieri, Godolphim, Kramer outros que abordam o tema do registro, como: Pillar, Kossoy, Mendonça, outros que abordam o tema do planejamento, como: Ostetto, Souza, Santana e Kinney e Wharton, que tratam da documentação pedagógica, entre outros autores. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Olhar sob a lente : a fotografia como recurso para planejamento do professor | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001013606 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)